sábado, 21 de março de 2015

Centenas de pessoas realizam abraço simbólico em represa do Batatã na IX Semana das Águas Doces


Maranhão da Gente

abraço simbolico
Cerca de 200 pessoas participaram de um abraço simbólico na Represa do Batatã, o mais importante manancial no abastecimento de água da região central de São Luís, na manhã de sexta-feira (20). O ato foi promovido pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), como parte da programação da IX Semana Estadual de Proteção e Preservação das Águas Doces, em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março.
O objetivo do abraço simbólico foi sensibilizar a população quanto à preservação, chamando a atenção, sobretudo, para a conservação dos mananciais hídricos do Parque Estadual do Bacanga, em especial a represa do Batatã, importante fornecedor de água para o Sistema Produtor do Sacavém, responsável pelo abastecimento de mais de 100 mil pessoas de cerca de 50 bairros de São Luís.
“Mais que um abraço, a Companhia veio apresentar sua disposição para sugerir medidas de conservação da represa do Batatã, que vão desde um diagnóstico técnico de implantação de política estratégica de governo para preservação de aquíferos superficiais e subterrâneos situados nessa região, até a implementação de projeto para murar todo território do Parque, visando conter as ocupações desordenadas no local”, explica o diretor presidente da Caema, Davi Telles.
davi telles abraço simbolico
A gerente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Companhia, Laís Morais Rêgo, acredita que a proposta da IX Semana Estadual de Proteção e Preservação das Águas Doces foi realizada na íntegra.
“O abraço simbólico foi um marco na Semana que buscou desenvolver atitudes e comportamentos aliados ao meio ambiente junto à população. Nós temos este dever de salientar sobre o uso realmente racional da água e a preservação dos mananciais. Por isso, todos os anos, a Caema propõe a necessária conscientização coletiva em prol da preservação da água”, pontua Laís.
Participaram do abraço simbólico na represa do Batatã alunos da Escola Dorilene Silva Castro, acadêmicos da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), Universidade Ceuma (UniCeuma), representantes da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), Conselho Estadual das Cidades,  Sindicato dos Urbanitários do Maranhão (Stiu), Batalhão de Polícia Ambiental, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e colaboradores da Caema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário