terça-feira, 31 de março de 2015

População de Tutóia agora pode acessar o SITE da Câmara Municipal




Câmara Municipal de Tutóia cria SITE pela primeira vez

CÂMARA MUNICIPAL DE TUTÓIA - MA
TUTÓIA - MARANHÃO
Praça Getulio Vargas, Nº 226 - Centro - CEP. 65.580-000
Telefone: (98) 3479-1324


Desde sua fundação no município de Tutóia, composta na época por treze vereadores em 10 de Abril de 1990, foram eles. CLODOMIR DA PENHA REIS,(PRESDENTE), JOSÉ SILVA DE SOUSA(PRES.DA COMISSÃO ESPECIAL CONSTITUINTE), MERVAL ALENCAR GOMES DE MELO(RELATOR), MANUEL DE JESUS SILVA FILHO(VICE-RELATOR), EDILSON ALVES CARDOSO(VICE-PRESIDENTE DA CÂMARA), FRANCISCO DE JESUS ARAÚJO NEVES(SECRETÁRIO), JAMES JOSÉ ABRAÃO BAQUIL, FRANCISCO OLIVEIRA DE ASSUNÇÃO, GERSON JOSÉ DA SILVA, PEDRO SOARES RODRIGUES, MÁRIO FONSECA SOARES, OSCAR RODRIGUES, LEOPOLDO CANDEIRA ARAÚJO,  O poder legislativo sempre foi uma Caixa Preta, nesse município. Agora em pleno século XXI, uma grave crise política instalada na CÂMARA MUNICIPAL DE TUTÓIA, e no Executivo, surge o SITE, que facilitará a população pesquisar e manter-se informados das obscuras ações que circulam naquela Casa, por alguns que ainda não encontraram sua verdadeira identidade da importância do legislar.

Muitos anos se passaram somente em 2015, que a Gestão do Prefeito Raimundo Nonato Abraão Baquil, e do atual presidente da Câmara, Alexandre Baquil, não se sabe o certo se foi por determinação da justiça ou por cobranças populares com a criação do SITE.  Agora é preciso acompanhar através do SITE, se será alimentado por algum dos funcionários interno da Câmara Municipal, todos os movimentos financeiros, com entrada e saída que lhe compete segundo a Lei Orgânica Municipal, que é dever do vereador e ao cidadão tutoiense, o acesso em seu Portal de Transparência. Para melhor credibilidade a população quer saber quanto ganha um vereador por esse município e quais os projetos de lei que são apresentados em prol da população. Ação do vereador.

O Blog, durante alguns anos por ser  assíduo nas sessões da semana, vem acompanhando as reuniões onde já foram diversas vezes modificadas regimentalmente, em dias de segunda, sábado, e agora quarta-feira, no total de quatro vezes ao mês, tem observado que somente uma minoria participa das discussões e debates em pautas de interesse da população, os demais só segue a castilha em concordar.

Problemas de estrutura interna da Casa

Outro fator principal que é observado na estrutura da Casa, são os equipamentos de uso interno da Câmara, como microfones, assentos dos parlamentares, dificuldades em ouvir um som com clareza, um funcionário sem capacitação para operação da mesa de som, uma parede de vidro que bloqueia qualquer pessoa da galeria realizar sessões de fotos com qualidade, a proibição da imprensa nas proximidades internas do parlamento municipal

Segundo aspecto que precisa ser revisto pelo presidente da Câmara, é a demora da resposta em qualquer documentação para fonte de pesquisa quando necessita o cidadão tutoiense, ao  protocolar e  as vezes com urgência e  não é concebido pelo presidente ou outro funcionário que poderá ser habilitado quando tratar-se de  documentos oficiais ao necessitar vim fazer a busca em repartição pública.

Haveremos de acompanhar o novo SITE, criado da Câmara Municipal, qual será a AÇÃO E ATUAÇÃO DO LEGISLATIVO, DIANTE DAS COMISSÕES PERMANENTES CRIADA SEMANA PASSADA PARA VOTAR, APURAR, DENUNCIAR ATOS DE IRREGULARIDADES DO EXECUTIVO.

Como todos  foram eleitos e pertencem à base do governo e nem um do bloco da OPOSIÇÃO, resta agora entender se isso será uma das transparências a está disponível no SITE DA CÂMARA. Outro Portal de Transparência que é preciso o cidadão ter acesso no SITE, é a eleição da Casa, realizada em 21 de Maio de 2014, e semanas depois através de uma LIMINAR DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA-MA, por decisão do atual presidente da Casa, entender que teria que ser realizado uma segunda eleição, mesmo estando confuso uma parte da sociedade de Tutóia, quais das duas ELEIÇÕES, teriam sua validade, se a primeira ainda está sobre judis, e será definido quem será o presidente para o biênio 2015/2016.


Que no SITE, venha transparecer alguns arquivos com muitas informações que necessita a população de Tutóia e esteja claramente os fatos ocorridos dos últimos anos ou outros históricos que atualize a memória dos tutoienses.






Nenhum comentário:

Postar um comentário