quarta-feira, 18 de março de 2015

COMISSÕES SÃO VOTADAS E FICAM TODAS NAS MÃOS DO GOVERNO MUNICIPAL





As comissões são órgãos da Câmara de Vereadores de Tutóia, com a finalidade de dirigir, examinar matéria em tramitação e sobre ela emitir parecer, proceder a estudos acerca de assuntos de natureza especial ou, ainda, investigar fatos determinados de interesse da administração municipal. Entre os vereadores, as comissões são consideradas o coração da Câmara, porque todos os projetos de leis são exaustivamente discutidos nelas antes de chegarem a plenário para as votações. As comissões classificam-se em permanentes e temporárias. Veja quais são:
Comissões permanentes
·         Mesa Diretora Descrição: http://www.cvj.sc.gov.br/images/site/comissoes/md16.png
·         Legislação, Justiça e Redação Descrição: http://www.cvj.sc.gov.br/images/site/comissoes/lj16.png
·         Urbanismo, Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente Descrição: http://www.cvj.sc.gov.br/images/site/comissoes/ur16.png
·         Finanças, Orçamento e Contas do Município Descrição: http://www.cvj.sc.gov.br/images/site/comissoes/fi16.png
·         Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia Descrição: http://www.cvj.sc.gov.br/images/site/comissoes/ed16.png
·         Saúde, Assistência e Previdência Social Descrição: http://www.cvj.sc.gov.br/images/site/comissoes/sa16.png
·         Participação Popular e Cidadania Descrição: http://www.cvj.sc.gov.br/images/site/comissoes/ci16.png
·         Economia, Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo Descrição: http://www.cvj.sc.gov.br/images/site/comissoes/ec16.png
·         Proteção Civil e Antidrogas Descrição: http://www.cvj.sc.gov.br/images/site/comissoes/pc16.png
Comissões temporárias
·         Especiais Descrição: http://www.cvj.sc.gov.br/images/site/comissoes/ce16.png
·         Parlamentares de Inquérito Descrição: http://www.cvj.sc.gov.br/images/site/comissoes/cpi16.png
·         Processantes 



Pinga fogo durante a sessão desta quarta-feira na indicação para eleição e criação das Comissões permanentes da Câmara Municipal



Não tem sido muito fácil para o bloco dos seis vereadores da oposição, avançar ou requerer algum projeto de lei, contra o grupo do atual gestor que hoje é formado com sete da base governista.  Desde a realização de uma das eleições no mês de Maio/2014, os treze vereadores tem tido entre eles um pinga fogo de debates e discussões hoje com saldo negativos para a população de Tutóia.

Acontecimentos

Há meses que não se discute ou aprova pauta de grande interesse para a população, em razão do clima ter afetado aquela casa.  E a eleição sendo aguardada por decisão do Tribunal de Justiça, foram tentativa de cassação de vereador que vai ao contrário do projeto do atual governo, são alguns projetos de lei engavetados sem ter suas apreciações, recursos da água ou convênios sem ser investigados pela casa, recursos da saúde sem ser acompanhado, recursos do FUNDEB, mau aplicados. 

Desde 2012, quando o bloco da oposição era formado somente por dois vereadores e com alguns meses depois de uma só vez quatro vereadores insatisfeitos com o tipo de gestão do atual gestor racharam a base de apoio, enfraquecendo as estruturas políticas do atual prefeito, mas nem mesmo uma eleição antecipada ainda em Maio/2014, a Casa Legislativa, deixou de está tendo seu Pinga Fogo, provocado por alguns vereadores do bloco da oposição, quando tem se constatado erros na gestão pública e a quebra na obediência do Regimento da Câmara, da forma que tem se acompanhado durante as Sessões da semana.

Mas desde a formação do bloco dos seis vereadores da oposição a Casa Legislativa, não tem tido muita harmonia em apreciar os projetos de lei de grande interesse da sociedade tutoiense, nos casos da saúde, segurança, educação, turismo, agricultura familiar, urbanização, iluminação pública.
E nesta quarta-feira(18), com os treze vereadores na plenária da casa, se percebeu que a cidade ainda estará por muito tempo com seu futuro incerto diante do assistido na matéria do dia. 

Os confrontos na tarde de 18 de Março, com uma minoria de populares presentes viu as manobras e inicio de uma eleição para criação das Comissões permanentes se titular entre os já combinados vereadores da base do governo municipal, desmontando os seis vereadores do bloco da oposição.

Quando seria para se indicar os presidentes das Comissões permanentes da Casa Legislativa. Mas não houve durante a sessão nem um consenso para que houvessem a participação dos demais vereadores do bloco da oposição. O líder do SDD, vereador Zé Orlando, se obstruiu da votação junto com os demais vereadores. Binha, Elias, Cristian Noronha, Pedro Agripino, Antonio Chico.


Com um clima de guerra nesta quarta-feira, só ficaram na sessão os sete vereadores da base do governo, onde o presidente e vereador Alexandre Baquil, conduziu a sessão para definir as Comissões permanentes. Como os demais vereadores da oposição de obstruíram pela falta de consenso entre a Mesa Diretora, foram definidos as Comissões de Legislação e Justiça, Orçamento, Obras, Educação, Saúde, Cultura... 

Vereadores que compõe a base do governo que integram as comissões acima indicados. Zé de Mar(PRB), Enilson Santos(PP), Paulo Roberto(PV), Jean Lima(PSDB), Maria do Carmo(PSD), Rafael Fonseca(PHS), e o presidente da casa, Alexandre Baquil(PSDB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário