segunda-feira, 16 de março de 2015

Maranhão poderá oferecer curso em Licenciatura Intercultural Indígena


Maranhão da Gente

Técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e representantes da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) se reuniram no Campus Paulo VI, em São Luís, para discutir o projeto de instalação do curso de Licenciatura Intercultural Indígena, que deverá ser ofertado para aproximadamente 250 professores indígenas do estado.
Após ser encaminhado ao Ministério da Educação (MEC), o projeto se encontra, atualmente, na fase de ajustes metodológicos, que estão sendo discutidos e efetivados por técnicos da Seduc, Uema, professores indígenas e pesquisadores. O governo Flávio Dino tem adotado ações para atender à população indígena do Maranhão, inclusive com a criação de uma comissão para diálogo com vários órgãos estaduais.
A supervisora de Educação Indígena da Seduc, Gildete Elias Dutra, ressaltou a importância das discussões com a Uema. Ela lembrou que o governo do Estado tem desenvolvido uma gestão participativa através do diálogo com a sociedade e seus vários setores.
“O debate abre espaço participativo de construção coletiva. O projeto da licenciatura está focado no estudo dos avanços qualitativos da política educacional dos povos indígenas maranhenses, visando a formação superior de professores indígenas e a qualidade do ensino nas aldeias”, apontou.
O pró-reitor de Extensão da Uema, Porfírio Guerra, destacou o compromisso das instituições para a oferta do curso. “A parceria na instalação da licenciatura fortalece o compromisso das instituições com a educação do estado. A Uema, por meio de seus técnicos e professores, não medirá esforços no sentido de contribuir com essa iniciativa”, salientou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário