sexta-feira, 27 de março de 2015

LEGISLATIVO DE PAULINO NEVES-MA DISCUTE PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO





Câmara em Foco


O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), previsto suas fases para discussões e debates através de audiências pública na cidade de PAULINO NEVES, foi pauta principal hoje na Sessão da Câmara, desta sexta-feira(27), às 09:30 hs, discutido pelos sete vereadores presentes.

Presidente(Edimar Cantanhede), Luizinho, Antonio José Barrocão, Amadeuzinho, José Garcês, Maria Onildes, José Lopes.

O objetivo  é a universalização dos serviços públicos de saneamento básico, com serviços e produtos de qualidade.

O PMSB, abrange os serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário, a limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e a drenagem e manejo das águas pluviais, apresentado para discussão e aprovação pelo Município, conforme previsto na Lei Federal Nº 11.445/07 artigo 19, que estabelece as diretrizes a serem seguidas.

Os vereadores Maria Onildes(PMDB), Luizinho(PMDB), José Lopes(PSL), foram a tribuna da Casa, durante a Sessão e levaram a linha das discussões que as audiências a serem realizadas entre o Poder Público, Funasa-Ma, Secretaria de Meio Ambiente do Estado, Poder Legislativo, Secretários, e toda sociedade de Paulino Neves, eles acreditam ser muito produtiva para um processo que já vem se arrastando alguns anos, como bem afirmou o vereador Amadeuzinho(PSDB).

Amadeuzinho, achou louvável a retomada da pauta, disse que na gestão de sua esposa quando era Secretária de Saúde, participou por diversas vezes das reuniões, audiências, mas já era tempo pra ter sido aprovado nesse parlamento.

Parabenizou a atitude do presidente Edimar Cantanhede, em retomar uma das pautas de grande importância para o Município e toda comunidade de Paulino Neves.

José Lopes(PSL), questionou ser avaliado através de vários estudos as situações dos rios que tem se observado muitas degradações praticadas pelo próprio homem. A educação e conscientização ambiental é preciso tomar medidas urgentes, já que o mundo já fala em escassez de água que é uma das mais importantes fonte de vida que hoje a humanidade necessita. Afirmou o vereador.

Onildes vereadora, iniciou perguntando se o presidente, poderia informar quem era o líder do governo, para facilitar direcionar os pedidos que serão encaminhado ao executivo, e comentou sobre a reunião realizada pela Secretária de Meio Ambiente, "Marcele" que esteve nessa semana em algumas comunidades palestrando sobre as ações da Secretaria, e agora é discutido nessa sexta-feira, na Sessão do dia o PLANO DE SANEAMENTO, para se aprofundar no tema.

Edimar Cantanhede(presidente), informou durante a Sessão, que nesse PLANO, quatro cidades poderão ser incluídas mas alguns reajustes serão feitos como serão suas procedências na realização das discussões já que Paulino Neves, tem alguns avanços.

Outro assunto que chegou para encaminhamento da mesa diretora, foi um pedido de informação solicitada pelo vereador Luizinho, sobre o sinal local da Mirante, fora do ar. Informou o presidente da Casa, que um dos motivos foi um incidente da natureza onde as últimas chuvas atingiram alguns equipamentos, mas segundo ele o prefeito Raimundo Lídio, já havia desde a semana passada solicitado medidas urgentes para a Empresa solucionar o problema do sinal, já que o pagamento entre prefeitura e empresa eram feito em descontos automático. Afirmou o presidente.

José Garcês vereador, disse está grato pela escola AMADO GARCÊS DE OLIVEIRA, ter sido construída pela Prefeitura, e de já convidava os vereadores e a sociedade de Paulino Neves, para sua inauguração no povoado BOA ESPERANÇA, para o próximo domingo(29).

Vereador Antonio José Barrocão, durante dez minutos disse reconhecer as dificuldades em administrar um município, mas reconhece que o município, hoje já demostra ter suas facilidades em acessos as estradas´onde no passado eram bem mais difícil a vida na comunidade, mas sabe que muita coisa precisam ainda ser feitas.

A sessão desta sexta-feira, com a pauta Plano de Saneamento, que serão debatidas foi mais uma ação do município, em parceria com o governo do Estado, que também conseguiu para o quadro da educação o programa mais educação do governo do maranhão, que será implantado em algumas comunidades e na sede do município. Assim informou o presidente Edimar Cantanhede, antes de encerrar a Sessão do dia.

     Presidente da Câmara "Edimar Cantanhede"

                  Secretária da Câmara. Lanna
                                Plenária durante a Sessão do dia
                      Vereadora Maria Onildes
                                              Vereador Amadeuzinho
                                                              Vereador José Lopes
                                    Vereador Antonio José Barrocão




Nenhum comentário:

Postar um comentário