terça-feira, 17 de março de 2015

Deputado representará o estado do Ma no 1º encontro nacional sobre a emancipação dos municípios



Carlinhos Florêncio defende movimento nacional de emancipação de municípios


 Agência Assembleia

O deputado Carlinhos Florêncio (PHS) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (17), para registrar que foi convidado pelo poder Legislativo do Estado do Ceará, a representar o Estado do Maranhão no primeiro encontro nacional, promovido para discutir a emancipação dos municípios.   

O parlamentar comentou que com o veto da presidenta Dilma ao Projeto de Lei que devolvia às Assembleias Legislativas a prerrogativa de emancipar os municípios, houve verdadeira uma ducha de água fria no processo emancipacionista nacional, mas o Estado do Ceará, que tem consciência municipalista, reiniciou o movimento.

Na oportunidade, Florêncio informou que o encontro não discutiu somente a emancipação, porque o importante Projeto, vetado pela presidenta Dilma, não tratava só disso. Também foram discutidos os problemas entre limites dos municípios, fusão, municipalização e repactuação do pacto federativo.

MUNICÍPIOS ATROPELADOS

Para Florêncio, os municípios são os segmentos mais atropelados nesse processo, pois grande parte do bolo arrecadado com os impostos nacionais vai para o governo federal e para os governos estaduais, ficando uma pequena parte para os municípios que realmente resolvem os problemas do povo.

Na avaliação do deputado, é muito importante o ressurgimento do movimento emancipacionista nacional, uma posição que o parlamentar tomou desde que assumiu o seu primeiro mandado na Assembleia Legislativa, na condição de presidente da Comissão de Assuntos Municipais.

Ao finalizar o seu discurso, Carlinhos Florêncio registrou a visita do Procon a cidade de Bacabal, realizada depois de requerimento do vereador Florêncio Neto, apresentado na Câmara Municipal. A iniciativa foi tomada pelo jovem vereador para atender reclamações de milhares de consumidores de Bacabal contra as empresas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário