terça-feira, 24 de março de 2015

POLO DE UM DESTACAMENTO POLICIAL SERÁ PROJETADO EM TUTÓIA




CDL - Câmara do Dirigentes Logistas de Tutóia, promove reunião com vários segmentos da sociedade!

Segurança Pública em Tutóia receberá estrutura com novos parceiros em combate ao  crime na região


Tutóia, Paulino Neves, Água Doce-Ma, Santana do Maranhão, Araioses, São Bernardo, Brejo, Santa Quitéria, Magalhães de Almeida, poderão ser parceiras na criação de um Polo Militar no município de Tutóia, em parceria com o Governo do Estado.

Organizado pela CDL - Câmara dos Dirigentes de Tutóia, uma reunião com vários segmentos da sociedade entre Poder Legislativo, Executivo, Judiciário, Polícia Militar, Cívil, Guarda Municipal, representações de Igrejas, Associações, Sindicatos, Prefeitos, sociedade civil, classe empresarial, professores, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco Bradesco, Banco do Nordeste. foram esses os presentes na reunião desta terça-feira(24), às 19:30hs no prédio da Secretaria de Educação, para discutir os primeiros passos da Segurança Pública, desse município.

Um dos importantes convidados na pessoa do Dr. Rodrigo Otávio Terças, juiz da Comarca de Tutóia, afirmou seu compromisso pela cidade na área de magistrado e como cidadão colaborador em várias reuniões que tem recebido convite e durante a palestra ressaltou que a reunião dessa noite sente-se satisfeito em ver a presença da massa popular e da força representativa de vários segmentos da sociedade todos preocupados em tratar do assunto de Segurança Pública dessa cidade e região.

Na reunião fez boa avaliação pela iniciativa do presidente da CDL, Sr. Daniel Vieira,  e os demais membros da Instituição quando lhe procuraram para pedir informações de um projeto de interesse de toda sociedade, que é a construção de uma unidade  policial ou polo que possam se integrar uma demanda de policiais entre militar e civil,  disse o MM, que o primeiro momento quando foi procurado reuniu-se com o Poder Executivo, empresários da cidade e CDL, percebeu que as necessidades são urgentes. Mas relembrou de vários ofícios enviados para o Estado, quando o mesmo solicitou o aumento de policiais, carros viaturas, motos e não obteve resposta do Estado, ainda na gestão anterior.

Disse o MM, que as pessoas presentes nessa noite de terça-feira, e as autoridades  que agora as necessidades  do município vão ser atendidos com mais rapidez, em virtude do envolvimento das forças maiores.  Sociedade, Legislativo, executivo, apoio do judiciário, entidades de classes. Mas fez algumas ponderações quando disse que Tutóia, hoje pra quem não sabe é uma rota de tráfico nacional e internacional, entre as cidades do baixo-parnaíba, e a criação dessa unidade policial irá intimidar os meliantes que já circulam nessa rota há muito tempo. Outro ponto abordado pelo MM, foi a futura estrada construída que sairá pelo litoral, entre Barreirinhas, Paulino Neves, Tutóia, Água Doce, Araioses, corredor que virá o progresso mas também a insegurança. Tudo isso precisa ser projetado na estrutura da força policial. Afirmou o MM.

Outros gestores presentes da noite foi o gestor de Tutóia, e da cidade de Água Doce-Ma, quando fez uso da fala ao afirmar que esse município, com o importante projeto da criação do Polo Militar(Policial), ele não tem dúvida que será uma das grandes referências para as outras cidades vizinhas como: Araioses, Água Doce, Magalhães, São Bernardo, Santana do Maranhão, Paulino Neves. Afirmou Rocha Filho(prefeito).

Disse Rocha Filho, que a Prefeitura de Água Doce-Ma, se incluirá nas cidades parceiras na construção do Polo Militar, em Tutóia.

O capitão da Polícia Militar, Benilton, atuando no destacamento de Tutóia e região, fez um relato quando veio pra cidade e quais as dificuldades aqui encontrada desde o alojamento a falta de estrutura para o comando trabalhar comprometendo até mesmo o atendimento ao cidadão tutoiense. Foi então segundo ele que começou a mendigar termo usado em sua fala quando explicou que teve que sair de porta em porta para buscar parcerias no exercício da sua profissão. Outra informação dada pelo capitão é que poderá ser construído na entrada de Paulino Neves, e já estão bem adiantadas  as conversas com o arquiteto do projeto do Polo Militar, já que o terreno já foi doado por um  empresário da cidade (Bernardo Foba). Afirmou o capitão.

Não tem sido fácil ter vindo pra cidade de Tutóia, e tentar trabalhar sem estrutura do Estado. Mas aos poucos as coisas foram se adaptando e hoje devia muito agradecimentos ao Dr. Rodrigo Otávio Terças, em ter lhe apoiado quando mesmo dizia que iria abandonar seu posto em Tutóia, devido as mínimas condições de efetivos na área. O capitão com muito otimismo reforçou dizendo que será uma das maiores ações em cidade do interior do Maranhão, por onde tem passado assim que for concluído e executado o Polo de uma Unidade Militar nesse município.

A Sra. Neuza da CDL, de forma emocionada agradeceu a presença de todos e disse não acreditar que essa foi a primeira reunião desde a fundação da CDL, em conseguir reunir as principais autoridades e convidados em Tutóia, para tratar de um assunto que hoje cresce nesse município que é a questão da Segurança Pública. 

Dr. Leonardo(delegado da polícia civil). pediu uma colaboração da sociedade tutoiense, na construção de uma cidade mais segura em caso de denúncias, mas garantiu que quando chegou a nova delegacia recente construída só encontrou o prédio sem nem uma estrutura e hoje busca doações para equipar a mesma. Durante a reunião o delegado mostrou-se também ser um dos parceiros com a luta em melhorá a demanda de mais homens via governo do Estado agora na gestão do novo governador Flávio Dino. 

Presidente da Câmara de Tutóia, afirmou que a Câmara Municipal, apreciará o projeto de lei, que irá regulamentar a criação da guarda de trânsito e municipal, no município. Dr. Rodrigo Juíz, retomou o compromisso do vereador Alexandre Baquil, ao lembrar que cada segmento serão todos padronizados para boa identificação do cidadão tutoiense. Desde a polícia militar, civil, guarda de trânsito, municipal.

Pastor Jerniel Carvalho, lembrou do assalto com o empresário Alfa Supermercado, mês passado, quando disse que os bandidos chegaram a se aproximar de seu veículo, só então horas depois que já estava em casa, que ficou sabendo da notícia. Mas elogiou a ação da CDL, de Tutóia, nessa reunião com tema importante para população.

Vereador Binha(PRB), parabenizou a iniciativa da CDL, e disse que é um exemplo a ser seguido e que a sociedade só tem a ganhar com a união de todos esses parceiros preocupados com a Segurança Pública, nesse município.

Elivaldo Ramos, contribuindo com as discussões fez algumas observações quando disse que quadrilhas vindo do Piauí, da forma que hoje está as cidades vizinhas do baixo-Parnaíba, facilita os assaltos já ocorridos na região e é preciso se tomar medidas urgentes após essas discussões.

Essa foi uma das primeiras fases da problemática de Segurança no município de Tutóia, onde segundo o Dr. Rodrigo Juíz, será redigido uma Ata da reunião.

                           Dr. Rodrigo Juiz da Comarca de Tutóia
                                                            Sociedade Civil
            Capitão Benilton, delegado Dr; Leonardo, Dr. Rodrigo Juiz
             Prefeito da cidade de Água Doce - Ma, Rocha Filho
                                        Funcionárias da CDL  -  Tutóia
            Elivaldo Ramos Presidente do Sindicato dos Professores
Representantes Bancos: BB, Nordeste, Caixa Econômica, Bradecsco


               Pastor Jerniel Carvalho(Igreja Assembléia de Deus)
Vereador Binha(PRB), reconhece a iniciativa da CDL, na realização da reunião.              

Nenhum comentário:

Postar um comentário