quarta-feira, 25 de março de 2015

GUERRA E DISCUSSÕES NA SESSÃO DESTA QUARTA-FEIRA(25) EM TUTÓIA





Pinga fogo na Sessão desta quarta-feira(25), na Câmara Municipal de Tutóia



Usando seu tempo regimental o líder da oposição o vereador Zé Orlando(SD), protestou durante seus 20 minutos na tribuna da Casa, quando fez um relato que o presidente da Mesa hoje ocupada pelo vereador Alexandre Baquil(PSDB), tem sido incansável em descumprir o Regimento Interno, desta vez definindo as Comissões Permanentes, titulado hoje por um vereador de cada partido que integram somente os interesses do governo municipal. Citou o vereador que os partidos: PSD, PV, PHS, PSDB, PP, foram indicados na composição das Comissões Parlamentares, sem objetivar o processo verdadeiramente a liberdade da democracia.

O líder do bloco da oposição, disse na tribuna que o presidente da Mesa, vem descumprindo o Regimento Interno e ferindo de morte a Constituição Federal, a Lei Orgânica e tirando o clima de bons consensos na Casa Legislativa. Tudo e qualquer ato de inconstitucionalidade detectado pelo bloco da minoria e quando se provoca para os debates são vetados nessa Casa,  e tendo como buscar outro campo de direito a requerer a justiça.

Seus 20 minutos na tribuna, afirmou que esse comportamento ditatorial tira as esperanças de uma pequena população que marcam presença na Casa, na galeria ao está assistindo a violação do Regimento e agora está mais do que claro da formação das Comissões Parlamentares servirem somente para esconder os erros da Gestão Pública, desabafou o líder da oposição.

O pinga fogo, durante o tempo de 20 minutos entre o presidente da Casa e  o vereador Zé Orlando(SD), esquentou o clima  fazendo até o vereador Alexandre Baquil, perder o controle em repreender um cidadão que estava na galeria quando dizia que as coisas ocorridas durante a Sessão era desrespeito com a população. Isso observado pelo vereador Alexandre Baquil(PSDB), o mesmo intendeu que o ouvinte assíduo estaria lhe insinuando com palavras de ofensas. E na verdade o pinga fogo, talvez atingiria até mesmo pra quem olhassem para a mesa do vereador Alexandre.

Ditadura, ferir de morte, descumprimento regimental, ferir a alma, foram frases ditas durante a tribuna pelo vereador Zé Orlando(SD), líder da oposição, ao ter discutido sobre o Requerimento encaminhado a presidência da Mesa no dia 04-03-2015, para instauração de uma CPI, da educação, onde comprovam de 2009 a 2014, dos recursos do FUNDEB, recebidos e dos 60% não tem sido aplicados corretamente aos profissionais da educação. Levantamentos segundo o vereador, com informações e indícios comprovados pelo TCE-Ma.

Cristian Noronha(PRP), da oposição subiu a tribuna ao avaliar sobre as decisões do presidente da Casa, e reafirmar que a justiça fará seu papel e será por pouco tempo as ações da Mesa que descumpre o Regimento, até porque a própria Mesa está atuando sobre uma Liminar do Tribunal-Ma, que muitas coisas ainda está por vim. Fraseando o vereador.

O terceiro vereador que também fez uso da tribuna Binha(PRB), da oposição, aplaudiu a atitude dos dirigentes da CDL, ao ter realizado ontem no Auditório da Secretaria de Educação, no centro de Tutóia, uma grande reunião que mobilizou várias autoridades do município, para traçar as primeiras discussões em projetar a instalação de um comando militar decorrente o aumento da criminalidade na região de Tutóia e em outras cidades vizinhas. Parabenizou pela organização da CDL o encontro.

Outra pauta do vereador Binha, foi apresentar o pedido do vereador Zé de Mar(PRB), solicitando seu desligamento do Partido o mesmo é companheiro de sua bancada, mas faz parte da base do governo. Desqualificou o vereador Binha, ao afirmar durante a Sessão que tem um grande respeito pela pessoa do Zé de Mar vereador, mas disse ser inverdade o mesmo em seu requerimento na semana passada quando encaminhou a Mesa Diretora da Câmara, que estava sendo perseguido.

Zé de Mar(PRB), hoje base do governo, tentou se justificar compondo um dos assentos da Mesa, pela ausência do primeiro Secretário Enilson Santos(PP), mas em seguida o vereador Binha, reafirmou que o Partido PRB, não se trata de decisões dessa natureza como pré-julgou.

Defesa do Presidente da Casa!

Alexandre Baquil(PSDB), bombardeado durante os discursos do vereador Zé Orlando, quando disse na Tribuna que o mesmo era incansável em continuar atropelando o Regimento da Casa.

Mas usando seu tempo na Tribuna Alexandre Baquil, foi em defesa do vereador Zé de Mar, sobre sua decisão se pede ou não saída do PRB, caso aconteça o vereador por demostrar está meio perdido poderá ter complicações em seu mandato de vereador. Por essas razões o presidente da Casa, atuou em defesa de Zé de Mar, e convidando para ir para seu partido.


Outra posição na Tribuna desta quarta-feira(25), pelo vereador Alexandre Baquil, foi provocar aos ex. aliados do governo, ao dizer que Zé Orlando, Binha, Antonio Chico, faziam parte e a CPI, tiveram uma chance de criarem. Em resposta o vereador Zé Orlando, disse ao vereador Alexandre, que suas palavras estavam equivocadas e ele deixou de conversar com Diringa, Baquil, ainda em 2009, data essa quando o prefeito deixou de cumprir o projeto que havia se comprometido por Tutóia. Foram quentes as discussões mas se percebeu-se que a Câmara está sobre o controle do presidente da Casa, por ter a maioria dos sete da base do governo.

                                                  Vereador Zé Orlando(SD), oposição
                                          Vereador Binha(PRB), oposição
                                          Vereador Cristian Noronha(PRP), oposição
                                                 Vereador Alexandre Baquil(PSDB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário