sábado, 28 de março de 2015

29 DE MARÇO DE 2015 A CIDADE DE TUTÓIA FARÁ MAIS UMA PRIMAVERA





Parabéns cidade com seu  Porto Seguro(TUTÓIA-MA), por seus 77 anos de Emancipação


Dia de seu “Aniversário” Tutóia, te desejo sua Liberdade...

Tutóia, sua gente pacata, humilde, trabalhadora ainda te faz acreditar na sua libertação<>

Tutóia, você ganhou um registro de cidade no dia 29 de Março de 1938, por ser  emancipada em uma pequena cidade do interior do Estado, tem tido do bom, ao regular, gestor mas não vive bons tempos pela forma que te escravizam na economia e na política, 

Tutóia, em sua entrada desprotegida, nas suas comunidades esquecidas, seu povo tímido, suas esperanças apagadas. Sua produção extraída, o mar azul te engrandece, teu calcário te divulga, teus manguezais nos inspiram para novos horizontes, suas praias te  transforma  bela,  em teus rios nascem as esperanças, tua cultura ainda é viva, suas memórias nos fortalecem.

Preste a completar seus 77 anos, continuarei sonhando pela conquista da sua dignidade nos serviços públicos que vivem em escassez, com a saúde do teu povo na UTI, sua segurança comprometida, suas escolas caóticas, suas ruas às escuras, seus recursos recebidos e maus administrados.

Tutóia, uma Sra. Idosa sempre desrespeitada por seus gestores, sua gente escravizada desde seu registro de nascimento de 29 de Março de 1938.

Eu... te desejo Tutóia, livre respirando a liberdade de todo o teu povo trabalhador. Sua cultura, teu ambiente natureza, seu pescado, sua agricultura, seus rios, sua potência do turismo, suas longas praias... Parabéns Sra. Tutóia, por mais uma primavera<><><><><><><><><>><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>
Quem sabe um dia,talvez não esteja longe Tutóia voltarás a brilhar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mesmo sendo lembrada por teus filhos, principalmente a comunidade escolar. Nesta data tão sublime onde és merecida te festejar com fogos de artifícios, bolo,brincadeiras gostosas de se brincar. Onde todos tivessem juntos para te parabenizar.



 Imagens atrativas de seu litoral - Praia da barra, Santa Rosa do Jardim(praia), bairro São José, 






TUTÓIA: UM BREVE HISTÓRICO

Tutóia é uma pequena cidade situada ao Norte do Estado do Maranhão, entre as cidades de Paulino Neves, Água Doce do Maranhão e Santana do Maranhão. Sua população é de 52.788 habitantes. Sua área geográfica é de 1.651,647km². Sua densidade demográfica é de 31,96 habitantes por km².

A sede do Município nasce no Porto de Tutóia e se espreguiça pelo litoral, margeada por lindas praias estendendo-se aos pequenos Lençóis Maranhenses até se encontrar aos Grandes Lençóis Maranhenses.

Sua economia gira em torno da pesca artesanal, do comércio varejista e do turismo. Sua agricultura é apenas de sobrevivência, com pequenas plantações de mandioca, milho, feijão e arroz. Da mandioca se produz farinha e tiquira.

Sua cultura é resultado da miscigenação entre índios, brancos e negros. Serviu de berço aldeador dos Índios Tremembé (seus primeiros habitantes). Da mistura desses índios com negros surgiu o Caroço – dança genuinamente tutoiense.

A cidade emerge como atração turística em virtude de suas belezas naturais com predominância em várias praias de águas propícia ao banho de mar e o seu rico artesanato produzido da palha do buriti. Convergem para suas praias milhares de turistas por ano.



Vários lugares, belas paisagens, várias pessoas, vários contrastes, épocas diferentes...














































Nenhum comentário:

Postar um comentário