A corrida pela audiência nos meios de comunicação é bruta. No mundo da chamada blogosfera também não é diferente. Seja por meio de divulgação dos link de postagens nas redes sociais, sobretudo, em grupos de facebook, ou outro artificio usado para buscar o maior número de cliques em favor de determinado blog, a disputa é ferrenha e diária.
Entretanto, de acordo com o lúcido post do blogueiro Robert Lobato, nem sempre quantidade remete à qualidade, seja de forma ou de conteúdo.
O Maranhão talvez seja, proporcionalmente, um dos estados como maior número de blogs, sobretudo de cobertura política.
Em meio a tantos blogs, um debate que volta e meia vem à tona é sobre a quantidade de acessos, o blogueiro mais acessado, o mais polêmico, qual possui mais contratos, quem fatura mais e até mesmo quem responde mais processo na Justiça por calúnia, injúria e injúria. Aliás, há quem acredita que blogueiro bom é aquele que responde processo judicial. Tenho minhas dúvidas.
A internet é um espaço pra lá democrático, tanto que chega ser quase anárquico no sentido de praticamente não haver maiores controles de manifestação de toda ordem, daí que a discussão sobre o marco civil para regulamentar a rede mundial de computadores gera polêmica em todo o mundo.
Mas a intenção central deste post é fomentar o debate sobre a importância da quantidade de acessos para um site ou blog à luz de outros pontos igualmente importantes como a credibilidade e qualidade de conteúdo.
Evidente que um página virtual de notícias, informações, análises, estudos, opiniões, produtos, serviços etc, precisa ser conhecida e bem acessada para poder ser rentável, caso seja administrada enquanto negócio, enquanto empresa.
Ocorre que uma coisa é o acesso real, por exemplo, de um blog. Outra coisa são os artifícios que alguns blogueiros utilizam para “bombar” suas páginas a fim de mostrar aos clientes, ou potenciais cliente, que é “o mais acessado”.
Costumo dizer que blogueiro que manipula acesso é semelhante a candidato que contrata pesquisa para colocá-lo em primeiro lugar na disputa com o intuito de atrair financiadores para a sua campanha. Ou seja, engana-se a si mesmo, mas pode arrecadar uma boa grana.
Existe uma infinidade de maneiras e técnicas de manipulação no número de acessos de blogs e site. Há empresas especializadas nesse tipo de negócio.
Continue lendo…
Nenhum comentário:
Postar um comentário