Deu no Blog.
A soberania popular vai apontar em 2016, quem será o próximo chefe do Executivo.
Evolução progressiva mostra que o candidato pulou de 3,9% na sua primeira eleição em 2000, para 41% na última disputa eleitoral municipal de 2012. No próximo ano, completará 16 anos que Canavieira luta incansavelmente para chegar ao comando da cidade de Tutóia.
Em nenhuma das disputas anteriores o cenário esteve tão propício como os atuais para o político tutoiense Francisco de Assis Canavieira Fonseca, o Chico Canavieira, que já acumula quatro, e vai para a quinta, disputa eleitoral municipal consecutiva em Tutóia, a 455 km de distância de condução da capital, localizado na região do Baixo Parnaíba.
Canavieira hoje filiado no PCdoB, partido do governador Flávio Dino, iniciou a caminhada com objetiva chegar à Prefeitura no ano de 2000, onde filiado ao PDT atingiu 3,9% do percentual válido, resultando em 591 votos.
Adiante, foi aumentando sua liderança nas eleições seguintes. Em 2004, agora no PSDB, obteve crescimento significativo, e saiu das urnas com 3.874 votos (21%).
Quatro anos após, já na eleição de 2008, retornou ao PDT do então governador Jackson Lago (in memoriam) obteve 6.249 (26%), consolidando-se como principal nome da oposição.
E na última disputa municipal, Chico provou sua liderança nas urnas, agora filiado ao PT, legenda da presidente Dilma Rousseff, ele alcançou 10.696 dos votos (41%).
Da primeira disputa, até a do próximo ano, na longa e insistente luta para chegar ao executivo, vão se somar 16 anos. Mais experiente, Canavieira agora possui amadurecimento suficiente para driblar erros passados, e assim, derrotar a família Baquil na política local.
Parafraseando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso,“política tem fila e precisa ser respeitada” e, não há como negar que o candidato natural que a história tratou de projetar é Chico Canavieira: certamente o próximo prefeito de Tutóia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário