A memória de dois práticos de navios em Tutóia 85 anos de ilustres história daqueles que prestaram relevâncias contribuições na navegação de navios durante 40 anos em Tutóia
Foto: Direita Sr. Vicente de Paula e Esquerda Sr. João Cambota, como era popularmente conhecido
Foram anos exercendo as funções de conduzir navegação de navios de grande porte cargueiros e salineiros que ancoravam na boca da barra do litoral tutoiense, entre a praia da melancieira e ilha do caju, por várias décadas. Quem era os dois mais importantes profissionais que exerceram suas atividades de práticos responsáveis na época quando eram requisitados pelo comando da Marinha permanente em Tutóia? Qual era a função desses homens João Cambota e Vicente?
Entenda qual era a função do Prático: É o profissional que dentro de uma região específica está especializado e possuir diversos conhecimentos sobre navegação, manobra e condução de navios, ainda possui informações sobre correntes, marés, ventos e diversos outros perigos submersos. Eram essas as habilidades desses dois ilustres homens da época marítima enquanto existia fluxos de entrada de navios que entravam no oceano de Tutóia, para transportarem toneladas de sal marinho na antiga empresa Igoronhon(salineira), o produto era transportado pelos navios para várias regiões do Brasil e exterior e situada nas proximidades das ilhas de barrinhas e do Coroatá.
Nossa redação através de um levantamento e pesquisas identificou familiares dos dois profissionais prático já falecidos, que estão morando em outros estados do Brasil, que nos repassaram informações e fotos que consideramos relíquias arquivo memória que servirá como material de arquivos do titular do Blog e oferecer honrosamente aos nossos leitores e familiares dos dois memoriais profissionais práticos de navegação marítima, João Cambota e Vicente.
Como existem várias carcaças de navios nas margens do litoral, e um dos memorial navio está enterrado em uma das praias de Tutóia, frente a praia da barra, onde se transformou em uma carcaça e amontoados de ferros enferrujados corroídos pela força da maré e pelo tempo. Mais foi um dos navios que até hoje guarda seus mistérios porque encalhou em oceano maranhense, costa marítima do litoral próximo de Tutóia, já que existia dois profissionais práticos de navegação? Que eram, João Cambota e Vicente de Paula, nessa época.
Vicente, nascido e conhecido por (Vicente Prático) em 12 de agosto de 1926 e faleceu em 20 de outubro de 2004, decorrente das complicações de Alzheimer. Começou sua vida marítima em 1953, tornando-se prático efetivo do porto de Timonha-Ceará, Luis Correia-Piauí, Canárias-Piauí e Tutóia-Ma, durante 40 anos tendo trabalhado exclusivamente no porto de Tutóia, que atendia aos navios que chegavam carregados de sal no terminal de Esniva.
No porto de Tutóia, estima-se que ele tenha dado entrada e atracado mais de 400 navios de diversas nacionalidades, navios de bandeiras Inglesas, Alemães, Suecas, Americanas, Panamenhas, Nigerianas, Argentinas, etc. Não falava nenhum idioma mais sabia se comunicar do seu jeito com todos, conhecia todos os termos náuticos e técnicos de manobras em várias línguas.
Muito popular conhecidísssimo por todos os tutoienses e residia na rua da barra, era conhecido também pelo profissionalismo e por sua pontualidade era digna de britânica.
Seu último navio a atracar foi o de nome São Paulo, que saiu com carga de 10 mil toneladas de sal marinho, a atracar na antiga e falida empresa de nome Igoronhon, em Tutóia, no terminal de Esniva. Ali se encerrava um ciclo de tanta dedicação de vida marítima do prático Vicente, o quanto portuário de Tutóia. A foto abaixo foi produzida por um de seus filhos enquanto estava na execução do comando do navio de bandeira grega.
João Lima dos Santos(popular João Cambota), natural da cidade de Luis Correia-Piauí, profissional Prático em atracagem de navios esteve na função por mais de 30 anos, nascido em agosto de 1912, falecido em Abril de 1993, foi casado com Orminda Pereira dos Santos, residia na rua da barra, onde teve 13 filhos e somente 3 sobreviveram e os demais tiveram complicações em partos prematuros. Assim nos informou uma de suas filhas de nome Gardênia Santos, atualmente morando em Manaus. João Lima, era um homem de aparência calma e cuidadoso no exercício de sua habilidade de prático de navio durante sua ativa marítima e elogiado por militares de várias navegações. Durante minutos de conversa tentamos mergulhar com mais detalhes e segundo a filha de João, muitos documentos foram perdidos com o tempo.
O títular do Blog(Antonio Amaral), teve uma dedicação durante semanas para conseguir identificar e localizar parentes dos dois grandes profissionais da época que atualmente estão morando em Luis Correia-Piauí e Manaus, para conseguir escrever esse artigo.
Agradecemos a Sra, Rosângela, que é uma das filhas do Sr. Vicente de Paula(morando na cidade de Luis Correia), e a Sra. Gardênia dos Santos(morando em Manaus), também uma das filha do saudoso João Cambota.
Aguardar e conferir...
Vicente Prático de Navio
Nenhum comentário:
Postar um comentário