quinta-feira, 23 de março de 2023

Segue a biografia e resgate memória viva em Tutóia


Memória Viva da cultura de Tutóia-Ma



Pedro Luis Coelho da Silva, nascido em 1 de Junho de 1957, casado com a Sra  Ana Maria Mendes da Silva, há 43 anos, tem 3 filhos, também foi sócio dos Sindicato dos Arrumadores, Marítimo, trabalhou na antiga empresa Igoronhon, docente professor do município e estado, nas escolas Olindina e outras escolas do município na década de 80 e 90. 

Pedro da Jardilina, como é conhecido até hoje, teve sua passagem marcante na memória da Cultura nos anos 1997 a 2004, 2008, além de amo de Bumba-Boi, foi compositor de algumas toadas e um dos fundadores do Bumba-Boi (Brilho do Delta), que chegou a lhe render reconhecimento na cultura de Tutóia, ao lado do Sr. Agenilson,  na gestão do ex.Secretário de Cultura Ananias Santos, durante 8 anos (1997 a 2004).

Esse ícone da cultura hoje aos 66 anos, com uma saúde debilitada mais lúcido ao nos receber em sua residência ao lado da família, quando nos disse da sua passagem por alguns bumba boi da cidade como: Boi da Vara, Boi Realeza, Boi Bandeira de Aço, Boi Brilho da Paz, Boi Brilho do Delta, esse que lhe trouxe de maior reconhecimento na cultura Tutoiense chegando a gravar dois CDs na década de 90, com as letras: *Tutóia, você é uma princesa e Planície Amazônica*


Pedro Luis, ao nos receber em sua residência falou da riqueza cultural desse município e o espírito bom das pessoas amante da cultura. Perguntamos ao ícone memória viva se tinha saudade de algo que não conseguiu realizar? Disse que Tutóia, tem muito a oferecer para aqueles que alcançam a oportunidade, mais é preciso fazer o que tem como vocação e auto-estima e na cultura com tantas diversidades é preciso manter, preservar, realizar e não deixar cair no esquecimento. Disse Pedro Luis (Pedro da Jardilina). 

Aqui concluímos mais uma etapa de um traço da memória viva em Tutóia, em 23 de Março de 2023, às 11h20 da manhã de quinta feira.

✍️

Nenhum comentário:

Postar um comentário