sábado, 25 de março de 2023

Nativos pescadores em Tutóia e a natureza ameaçada. Tutóia

 TUTÓIA 85 ANOS


Texto-Autor: Kenard Kruel Fagundes


A FORÇA DA ÁGUA - Há 13 anos quanto eu me auto exilei no Bairro São José, em Tutoia MA, onde Deus faz a morada, olhando o mar seco, por dois ou três quilômetros, vi inúmeros pedaços de árvores fincados no chão. Peguei o Barco Kenardiano e fui espiar de perto. Na volta, comentei com o senhor Antônio da Hora, que me disse ter sido ali as casas de morada do sogro dele, senhor Manoel Félix, um dos fundadores do Bairro São José, e da família, inclusive da dele, com a esposa Maria de Lourdes Félix. Havia muitas plantações de árvores frutíferas, ornamentais e medicinais. 

De dois anos para cá, os bacanas, inclusive muitos estrangeiros, chegaram, compraram terrenos e casas dos nativos, para construírem pousadas, restaurantes e residências. Alguns, quase na beira da praia, em muitos casos impedindo a passagem dos pescadores e dos turistas. 

A conta começou a chegar para ser paga. A força da água está destruindo tudo. E não foi falta de aviso. Mas, a ambição falava mais alto. Estão em desespero. E São Pedro não está para brincadeira. Isto mostra que a natureza não pode ser agredida.


✍️

Nenhum comentário:

Postar um comentário