MEMÓRIA
Enfermeiro era visto pela população como médico do povo durante décadas, e com um poder carismático no meio político em Tutóia, enquanto estava com sua saúde ativa!
Zilmar Melo Araújo, nasceu em Tutóia, em 11 de maio de 1934, filho de Alfredo Araújo e Petronília Melo Araújo, ingressou no exercíto em 1952, onde fez o curso de enfermeiro cirúrgico. Foi promovido a cabo, saiu da incorporação como 3º sargento e veio morar em Tutóia. O ex. prefeito faleceu em 23 de novembro de 2015. aos 81 anos de idade.
Recebeu nomeação para trabalhar no antigo IAPETEC. Em 1961, com a transferência desse Instituto para INPS, continuou trabalhando. Na política foi vereador, presidente da câmara e prefeito por três mandatos sendo um entre eles prorrogado por mais dois anos. No primeiro mandato não concluiu os quatro anos e nem realizou os projetos programados que o município e o povo necessitavam. Renunciou ficando em seu lugar o vice prefeito Sr. Josecílio Araújo. O grande período de mandato de Zilmar Melo, Merval Melo e Antonio José Neves, permaneceram dentro de uma oligarquia quase interrupta. Somente esses três homens governaram Tutóia, por mais de 20 anos. O lado contrário aborrecia-se com tanta sequência de poder. O segredo de grande parte disso pode se explicar.
Zilmar, era um homem carismático, tinha tato para liderança política, solidário com a necessidade individual das pessoas, consultava as mesmas em sua casa, onde elas estivessem, de acordo com suas necessidades. Obras realizadas em seus mandatos: Unidade Integrada Zilmar Melo, Mercado do Cais do Porto, Praça do Folclore José Sarney, Estação Rodoviária, restauração da praça dos Teremembés, canal de televisão-Rede Globo, Calçamento das ruas São José, Celson Fonseca, trecho do mercado do cais, transferência do aeroporto do Sanambi para o local anual, campo de futebol Alfredão, posto de antiga Telma(Telecomunicações do Maranhão), ampliação do cemitério da igualdade, começo da rodovia MA 034,(deslocamento), O Sr. Zilmar candidatou-se novamente, em 2004 e foi eleito juntamente com o Sr. Raimundo Nonato Baquil(vice-prefeito).
Assim segue um traço da história e memória de Zilmar Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário