domingo, 26 de março de 2023

VIAJAMOS ATÉ O LOCAL DA COVA DO PADRE MILAGROSO PRA OUVIR RELATOS - 85 ANOS TUTÓIA

 


Em Tutóia Velha, próximo o chafariz de água ao lado dessa árvore segundo relatos de moradores era a cova do milagroso padre que foi esquecido. Viajamos até o local onde o Sr. Fernando morador, nos disse que chegou a alcançar movimento de pessoas principalmente durante a noite e era um local de suspense e causavam medo ao passar no local.

Veja um traço do relato contado pela autora do livro.

História contadas por pessoas antigas e foi registrada no livro da professora Bernarda Cantanhede - Conheça Tutóia

O Padre Milagroso

Contam as pessoas mais antigas de Tutóia Velha que em tempos idos do século XVII foi sepultado às margens do caminho que dá acesso a Tutóia Nova, um Padre Missionário, cujo nome ficou apagado na história. As pessoas caridosas do lugar marcaram um certo dia na semana para deixar flores em sua sepultura. Os viajantes que por lá passavam, como não tinham flores, atiraram-lhe folhas verdes. Todos obedeciam esse costume, inclusive as crianças. Quem assim não fizesse era castigado. Os que iam pescar ou tratar de qualquer negócio naquele dia, nada conseguiram se não colaborassem com a tal tradição. O mato ou flores formavam uma quantidade enorme, e a ponto de impedir o trânsito livre; por isso as pessoas do lugar ou viajantes tocavam-lhe fogo. Mas, no dia seguinte continuava tudo novamente.

Muitos faziam-lhe promessas e estes muitas vezes eram atendidos. Certa vez, um pobre pescador foi em busca de peixe para o sustento de seus filhos nas águas bravias do mar. Passou na sepultura do pobre Padre e não tirou-lhe flores e nem "mato verde"  Que pena! Ao chegar no mar não pode pegar nem um só peixe. Apartir daí isso nunca mais aconteceu com o pescador, todas às vezes que passava naquele lugar sagrado antes de pescar, punha-lhe flores ou as mais viçosas folhas verdes. 

✍️

Nenhum comentário:

Postar um comentário