segunda-feira, 27 de março de 2023

Baú da Memória 85 anos Tutóia. Dentista Prefeito

 

PREFEITOS DE TUTOIA - Josecílio Araújo Silva nasceu em Tutoia, a 5 de novembro de 1928. Filho de Pedro José da Silva e de Maria de Nazaré Araújo Silva, ambos do Piauí. O pai, intendente e vice-prefeito, era exímio ourives.



Josecílio Araújo Silva, estudou só o primário antigo, na Colônia dos Pescadores de  Tutóia. Além da profissão herdada do pai, que deu a ele o apelido de Zé Ourives, era também dentista prático. Conhecido por todos como homem integro, trabalhador e de valores morais.

Nas eleições de 3 de outubro de 1969, Josecílio Araújo Silva, que exercia o cargo de vereador, foi escolhido por Zilmar Melo Araújo para ser o candidato vice-prefeito na chapa. Contava com o apoio de Celso dos Santos Véras.

 O comerciante Manoel de Jesus da Silva, o Manoel Braulino, foi lançado pela oposição, formada por padre Hélio Maranhão, Dr. Benedito, chefe do INAMPS, Clodomir Reis - Mimico, funcionário do INAMPS, entre outros nomes de peso,

Criaram uma música de campanha para Zilmar Melo Araújo, o filho da boleira. A mãe, dona Petronília Melo Araújo, doméstica, fazia bolo de goma para vender e aumentar a renda da família. Era só o que se ouvia na cidade.  O candidato disparou nas pesquisas.

As urnas foram transportadas de táxi aéreo para São Luís, onde seu deu a apuração, uma das mais tranquilas, no Ginásio Costa Rodrigues, no centro da cidade, com a presença dos dois candidatos e correligionários. Vencedor, Zilmar Melo Araújo tomou posse a 31 de janeiro de 1970.

Zilmar Melo Araújo levava dias em caravanas pelos povoados. Tornou-se muito popular. Este jeito de administrar  despertou insatisfação aos tradicionais mandatários da política local. Após dois anos de governo, a Câmara de Vereadores se reuniu e cassou-lhe o mandato. O vice Josecílio Araújo Silva, tendo o ex-prefeito como conselheiro, assumiu a Prefeitura em maio de 1972, ficando até 31 de janeiro de 1973.

Obras: Complementou a pista de pouso do aeroporto, depois transformada em rua, reformou escolas no interior, cavou poços d’água nos principais povoados e destocou a estrada entre Bom Gosto e Barro Duro.

Muito amigo do coronel Lucas Cardoso Véras, quando este, na velhice, praticamente só, Josecilio Araújo Silva, o Zé Ourives, passou a cuidar dele. Pagava do próprio bolso um senhor que tinha o apelido de Sargento para dormir, na casa, com ele. Durante o dia, o visitava constantemente. E assim o fez até a morte do ex-prefeito, em Tutóia, a 1 de janeiro de 1965, aos 82 anos de idade.

Josecílio Araújo Silva faleceu, em Tutoia, na tarde de quinta-feira, do dia 6 de fevereiro de 2020, aos 91 anos. O corpo foi velado na residência, na Rua Teotônio Reis, em frente ao Posto do Cidadão, no Centro de Tutóia. Está enterrado no Cemitério da Igualdade.

Foi casado, em primeiras núpcias, com Maria da Conceição Damasceno Silva, com quem teve os filhos: Matilde, Rose Lena, Rose Vanda, Rose Rose Meire, Pedro Luís, Wilson, Paulo Sérgio, Ivone, Josecílio Filho (Zequinha).

Em segundas núpcias com Nilzete Ferreira da Silva, com quem teve os filhos: Josenilson e Josineudson.


Nenhum comentário:

Postar um comentário