quinta-feira, 5 de março de 2015

ASSINATURAS E REQUERIMENTO DE UMA "CPI" DA EDUCAÇÃO EM TUTÓIA DEVE SER CRIADA



Vereador fala pela primeira vez na Tribuna da Câmara  depois de dois anos e requere urgência na escola São Benedito...



Usando a Tribuna na tarde de quarta-feira(4), o vereador da oposição Pedro Agripino(SDD), na presença dos 12 vereadores, 6 da base do governo e 6 do bloco da oposição, para protestar o abandono da escola em seu povoado São Benedito, há 75 kn, da sede do município. Em seu protesto o vereador solicitou a mesa diretora da Câmara, e a presidente da Comissão de Educação, a vereadora Maria do Carmo, da base governista que afirmou não ter conhecimento do caso, mas disse que iria averiguar e na próxima sessão vai trazer uma posição ao vereador Pedro.

O que se constatou na participação de alguns vereadores nas discussões foi o que já havia sido dito pelo vereador Zé Orlando(SDD), quando retratou que Tutóia, se encontrava em verdadeiro estado de abandono pelo Poder Público, como as escolas, os bairros, os postos de saúde, a falta de atenção pela estrutura da guarda municipal, uma cidade com o crescimento da violência, a falta de transparência pelos recursos públicos. Etc...

Fala dos Vereadores

Cristian Noronha(PRP), solicitou os balancetes das entradas do Fundeb, desde 2009, onde a Secretária de educação(prefeitura Municipal), não tem mostrado se realmente foi aplicado os 60% dos recursos, aos profissionais da educação.

Zé Orlando(SDD), apresentou na tarde de ontem quarta-feira, a composição do bloco da "oposição" formado pelos seis vereadores são eles(Binha, Cristian Noronha, Elias, Antonio Chico, Zé Orlando, Pedro Agripino). E voltou a criticar que a Prefeitura Municipal, tenta mostrar  uma maquete, em dizer que as coisas  vão indo bem e na verdade se forem visitar a situação é muito grave. Ficou surpreso pela atitude dos demais em assinar o requerimento para uma instauração de uma CPI, da educação com 9(nove) assinaturas já recolhidas como está logo abaixo.

Pedro Agripino(SDD), pela primeira vez em dois anos voltou a usar a Tribuna da Casa, pra denunciar sua indignação e abandono na escola em sua comunidade, dizendo que não tem mínima condições de iniciar as aulas dia 09/03, na próxima segunda-feira. Mas na presença da Presidente da Comissão de Educação, a vereadora Maria do Carmo, da base do governo ouvindo a denuncia do vereador Pedro, disse na Sessão que não sabia dessa situação e na próxima semana iria trazer uma resposta.

Enilson Vereador(PP), da base do governo e secretário da mesa diretora fez duas  reivindicações ao poder público, lâmpadas no povoado de Tutóia-Velha, onde o irmão do prefeito é o encarregado de toda iluminação pública do Município e a recuperação do muro do cemitério da mesma localidade.

Alexandre Baquil  vereador, fez um rápido resumo das ruas asfaltadas pelo governo do Estado, em alguns povoados  de Tutóia e citou que os Blogs, da cidade não tem publicado as coisas boas do município, como se os Blogs, fossem prestadores  de serviços da Secom. Deu exemplo em um evento realizado na Escola Expedito Baquil. Mas uma das inéditas decisão foi se associar ao requerimento e instalação de uma CPI, da educação onde a esposa de seu tio prefeito é a titular da pasta Sra. Dayse Baquil. Tal já demostra que a família que domina o poder desde 2009 a 2015, esteja se desgastando entre eles e agora a Casa Legislativa possa de fato abrir a sonhada caixa preta dos últimos anos.

Binha vereador, voltou a reivindicar o que já havia solicitado em 2014, uma quantidade maior de cotas para expedir documentos pessoais como Carteira de Identidade, Carteira Profissional, situação hoje agravante com a população que ficam expostos ao sol e chuva, e solicitou que a Prefeitura Municipal, tomasse medidas urgentes. O vereador do (PRB), falou da insegurança na cidade já que não há uma preocupação do gestor por essa área.






 


Nenhum comentário:

Postar um comentário