quarta-feira, 11 de março de 2015

Barusco diz ter sido provável a existência de propina na obra da Refinaria de Bacabeira


Maranhão da Gente

Em depoimento na CPI da Petrobras, realizada ontem terça-feira  (10) na Câmara dos Deputados, o  ex-gerente da estatal, Pedro Barusco foi perguntado se houve pagamento de propina nas obras da Refinaria Premium 1, no Maranhão.
O questionamento foi feito pela deputada federal Eliziane Gama (PPS). O depoente afirmou que a empresa contratada costumava pagar propina, e por isso há possibilidade das obras referentes à refinaria no Maranhão também terem entrado no esquema.
 “Eu participei apenas dos primeiros contratos da Premium 1, mas se não me engano a contratada foi a ‘Galvão’, que costumava pagar comissão dentro do esquema”, relatou Barusco ao responder questionamento da parlamentar.
Alvo de investigação da Operação Lava Jato, que apura esquema de corrupção  na Petrobras, Roseana Sarney e Edison  Lobão são acusados de corrupção e lavagem de dinheiro. Com a desistência do governo federal em construir a refinaria no Maranhão, há suspeitas de que os dois  tenham usado a obra para pedir propinas às empreiteiras.
Eliziane Gama também questionou se engenheiro tinha algum vínculo com o chefe da ex-Casa Civil, José Dirceu e se ele teria feito acordo político durante a permanência na diretoria da Petrobras. Porém, Barusco negou qualquer envolvimento com José Dirceu.
“Os volumes que são apresentados são exorbitantes. Fico me perguntando quantas moradias e quantos programas sociais poderiam ser executados, especialmente em estados como o meu, o Estado do Maranhão”, destacou, Eliziane Gama.
Após a sessão da CPI, a deputada Eliziane Gama informou que entrará com requerimento solicitando que os parlamentares façam a acareação entre o engenheiro Pedro Barusco, o tesoureiro do PT, José Vaccari Neto e o ex-diretor da Área de Serviços, Renato Duque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário