quinta-feira, 29 de maio de 2014
Pinga Fogo ainda vai durá por muitos meses na Câmara Municipal de Tutóia
Em 25 de Abril, na AABB, com Diálogo pelo Maranhão! a vinda do Pré-Candidato Flávio Dino, abalou o Poder Legislativo de Tutóia.
Crise na Câmara Municipal
Era um clima sempre parcial entre os Parlamentares Municipal desde 2009, com 9 Vereadores e voltando o que consta na Lei Orgânica, a composição de 13 (treze) cadeiras de Vereadores, em 2012, a Câmara aprova o retorno da sua promulgação que já era oficial desde 1990, da Lei Orgânica.
O atual Governo Municipal, desde 2009, conseguiu eleger uma base de apoio com seu principal apoiador que é o Presidente da casa, mas conseguiu aumentar sua bancada com a vinda de vários Vereadores que se elegeram pela Oposição. Mesmo com as negociatas que sempre existiram na Casa Legislativa, vem se acompanhando durante anos, que alguns Parlamentares não tem si posicionado da forma que deveria atuar nas suas obrigações como Legislador por aquela casa. Projeto de Lei, requerimento, fiscalização, não se nota durante as Sessões por parte de uma maioria em prol de uma população.
Anos se passaram e o povo recuou das suas participações popular durante as Sessões que são realizadas todas as quartas, sempre em um horário de pouco movimento na cidade e com horário fora de grande pico no centro da cidade. Se percebe durante anos, que quanto mais se fazer as escuras as ações melhor será para aqueles que não pretendem serem fiscalizados ou receber qualquer reivindicação daquela Casa.
Em 2014, o ano veio com muitas expectativas em uma mudança de governo do Estado, onde está no domínio há 50 anos por uma família. E a cidade de Tutóia, tem sido nos últimos meses alvo de grandes especulações com as mudanças de sistemas que só escravizam gerações a nível Estadual e Municipal. Grupos a esquerda dos governos Municipal e Estadual, passaram a se articularem no processo de mudança há vários meses, e tem mexido com o sossego dos governos que controlam o sistema arcaico.
O movimento liberdade e mudança, se estendeu de forma rápida entre os militantes e lideranças no Município e no Estado. E o Diálogo pelo Maranhão, tem sido um dos Projetos Políticos antecipado em todas as cidades do Maranhão, que desestruturou o Poder Legislativo, onde o Governo Municipal, tinha uma base governista de apoio de 11 (vereadores). E durante alguns meses a crise no Estado do Maranhão, afetou a Gestão municipal, perdendo 5(cinco) dos seus aliados vereadores.
Com a Eleição antecipada realizada dia 21 -05 - 2014, em uma quarta-feira, com fortes debates e discussões acirradas na Câmara Municipal, ficou demonstrado que o PINGA FOGO, entre os 13(treze) vereadores será uma longa guerra até 2015 entrada para 2016, os dois últimos anos que ficará presidindo o próximo presidente. Já que a Eleição tomou os tramites da Justiça Eleitoral, sinalizando que chegará nas cortes deste País. TRE e TSE.
Diante com o que já se sucedeu nas últimas Sessões na Câmara, aparenta que abuso e desacatos foram apontados com o descumprimento com a Justiça Eleitoral, com o que se constatou ontem(28), na última Sessão realizada ás 15:00 da tarde. Resta agora a população acompanhar esse processo da democracia que envolve dois grupos que até pouco tempo fortaleciam um só projeto político na gestão municipal.
Ficará ainda aberto algumas lacunas para esse texto construir suas emendas no decorrer da matéria ocorrida das semanas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário