sexta-feira, 17 de abril de 2015

Dia histórico no município de Tutóia na posse do novo Prefeito e dois vereadores




Tutóia recebeu um novo prefeito, vereador e um dos mais novo presidente da Câmara Municipal em toda sua história política

                   Galeria durante a posse dos novos empossados. Prefeito - Antonio Chico, presidente da Câmara - Elias, vereador Romildo do hospital

Uma tarde memorial para sociedade tutoiense, na posse de três cargos em cerimônia realizada na tarde de 17 de Abril de 2015, após a Justiça Eleitoral cassar o mandato do prefeito Raimundo Nonato Abraão Baquil(PSD), e seu vice-prefeito JOÃO BATISTA ARAÚJO DA SILVA (BATISTA LEONARDO).

Duas marcantes história ainda será comentada por muitos anos nesse município, quando a justiça eleitoral, derrubou no mandato dois poderes. Legislativo(ocupado por Alexandre Baquil e o Executivo por seu tio Diringa). Com histórico de prática ilegal, o prefeito Diringa Baquil agora cassado, já foi afastado quando era presidente da Colônia de pescadores, por irregularidades constatado pela Federação da pesca no Seguro Defeso na época entre  2006 e 2007, anos depois ocupou a vaga de vice-prefeito, na gestão do ex, prefeito Zilmar Melo Araújo.

Diringa Baquil, concorreu em 2008, as eleições municipais e foi eleito prefeito de Tutóia.  Em 2012, conseguiu se reeleger. Mas não tem sido bem avaliado em sua gestão por não aplicar corretamente os recursos públicos do município em algumas principais áreas considerado pilares de uma gestão. Educação e Saúde. Quase sete anos de um governo turbulento e de várias denúncias onde predomina o nepotismo mas pouco fiscalizado pela Câmara Municipal, em razão de ter sempre em sua base de governo a maioria de vereadores que impedia de qualquer processo de improbidade administrativa a ser apurado.

Em um dos processos que lhe acusava já na pasta de prefeito foi em 2010, por suposto envolvimento na pedofilia, na época investigado pela Dra. Samara, promotora de justiça, que atuou por esse município, mas o caso não foi levado a frente com profundidade e segundo informações foi arquivado.

As constantes insatisfações desde 2010, só tem crescido durante sua mal gestão, com uma parte da população que deixou de ser assistida em todas as áreas sociais. Vejamos algumas.

- Posto de saúde nas comunidades sempre abandonados sem os PSF
- Escolas das comunidades sem reformas
- Transportes escolares desassistidos
- Alimentação escolar insuficiente nas escolas
- Escolas sem receber o caixa escolar
- Professores não habilitado para está em sala de aula
- Comunidades sem a qualidade da iluminação pública
- Bônus sem ser pago aos profissionais da educação nos anos 2009 a 2015
- Uma cidade sem as políticas pública de educação para o trânsito
- Uma cidade turística sem investimento
- Sem incentivo para a agricultura familiar
- Sem incentivo para a pesca artesanal da região
- Ausência das Políticas públicas de Segurança, 
- A inexistência do Portal de Transparência com os gastos público. etc...
- Invasões de terras desordenado 
- Uma cidade sem planejamento
- Projetos de Lei, aprovados e sancionados sem discutir com a sociedade

Enfim fatores que muito contribuíram para os vícios de gestão que a justiça eleitoral vem apurando como práticas ilegais desde a última eleição de 2012, quando o município disputou uma das maiores eleições já realizadas com supostos crimes praticados e agora comprovados e dos processos investigados por esse município e sentenciado pelo Juiz Eleitoral da Comarca de Tutóia, Dr. Rodrigo Otávio Terças Santos, que cassou os mandatos do prefeito Raimundo Nanato Abraão Baquil, seu vice-prefeito, e o vereador de sua base governista Gean Lima,

Três anos, se passaram e o processo eleitoral impetrado pelo Sr. Chico Canavieira(PT), rico de dezenas de provas com as práticas irregulares eleitorais foi crucial pela cassação do prefeito Diringa Baquil, na data de 16 de Abril de 2015, quando saiu a decisão de sua cassação.

Momento histórico na sexta-feira(17), onde três do grupo da oposição são Empossados. Vereador Antonio Chico(SD) "prefeito de Tutóia, Vereador Elias(PSC), presidente da Câmara Municipal, Romildo do Hospital vereador(mais novo empossado, após a cassação do vereador Gean da Sariema(PSDB).

Mas a maldade deu-se início desde o dia 16/04, após a decisão de cassação do prefeito Diringa Baquil, quando a cidade já circulava os desmontar de alguns escritórios de contabilidades da Prefeitura Municipal, talvez por encontrar documentos que comprometesse as irregularidades da a administração desde 2009. Os serviços do hospital, limpeza pública, algumas secretarias sem funcionar, já tinham ordem para não irem aos seus postos de trabalho, prejudicando toda população desde o dia 16-04-2015, dia da cassação.

As informações que chegavam ao blog, eram que o Hospital Lucas Veras, foi autorizado por pessoas ligadas a família do cassado prefeito que não era pra atender as pessoas que chegavam doentes ou seja na noite de sexta-feira(17), as ligações segundo o vereador Romildo do Hospital, partiam de uma das chefes de plantões Sra. Marcilene, uma funcionária de grande competência que pedia socorro afirmando que o Secretário de saúde foi procurado pela situação caótica e não recebeu a minima atenção do secretário, que é também sobrinho do prefeito cassado. O hospital faltou água, remédio, alimentação para os pacientes e sem saber o que fazer segundo o Vereador Romildo, foram providenciado várias cestas básicas do comercio do Sr. Pedro do Viveiro, já pelo próprio prefeito recém empossado Antonio Chico e o vereador Romildo do Hospital... diante da triste realidade que se arrastam aos sete anos.

Foi uma das datas mais importante na história de 77 anos desse município, onde um prefeito tem seu diploma cassado junto com seu vice, cabendo ainda recurso.

   Imagem da mesa diretora da Câmara - Prefeito(Antonio Chico), 1° secretário(Binha), Romildo do Hospital novo empossado vereador.
                          Prefeito Antonio Chico(SD), diz não decepcionar o povo de Tutóia
             Cristian Noronha, fala da transparência nos gastos públicos
   Todas as mazelas que há anos vem atingindo o povo é preciso libertar ZÉ ORLANDO(SD).
                       Binha Vereador, a vontade soberana será maior para o povo de Tutóia
            O mais novo presidente da Câmara Municipal de Tutóia-Ma Elias de Aquino(PSC)





PRESIDENTE ELIAS AQUINO EM ENTREVISTA.
Após o encerramento da sessão, Antonio Chico fez fotos com vários correligionários ainda no plenário da Câmara, veja fotos:










Nenhum comentário:

Postar um comentário