quinta-feira, 9 de abril de 2015

Márcio Jerry diz que só existem “especulações sobre PCdoB MA nas eleições 2016"




PCdoB e PSB já começam a disputar espaços em futura chapa com PTC


O Estado
Secretário Márcio Jerry
Secretário Márcio Jerry
O secretário de Estado de Articulação Política e Assuntos Federativos, Márcio Jerry (PCdoB), posicionou­-se por meio das redes sociais a respeito das informações que dão conta de que ele deve ser o indicado dos comunistas para compor, em 2016, chapa com o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), como candidato a vice-­prefeito.
Entre aliados, o tema já é discutido abertamente, mas ainda não foi tornado público. Segundo apurou O Estado, o motivo da cautela é a reforma política, que pode acabar obrigando os prefeitos que disputarão a reeleição a renunciar ao mandato seis meses antes do pleito.
Apesar dos informes de bastidores, Jerry garante que tudo não passa de especulação.“Especulações sobre PCdoB MA e eleições 2016 são por enquanto só especulações”,declarou.
O comunista acrescentou que não é pré­-candidato. “Não sou pré-­candidato a cargo eletivo algum, como alguns especulam. Não há qualquer cogitação sequer a respeito”,completou.
Reação -­ A manifestação pública de Márcio Jerry ocorre dias após um novo movimento do PSB e foi encarada como uma reação para tentar acalmar o aliado.
Diante da informação de que o presidente municipal do PCdoB seria o candidato a vice­-prefeito da capital, os socialistas confirmaram, em reunião da direção estadual, que a legenda tem o objetivo de lançar candidato próprio no ano que vem.
Deputado e secretário Bira do Pindaré
Deputado e secretário Bira do Pindaré
O primeiro nome apresentado é do deputado estadual Bira do Pindaré, atual secretário de Estado de Ciência e Tecnologia. Ele foi lançado no encontro pelo deputado federal José Reinaldo Tavares, que defendeu sua eleição como novo presidente municipal da sigla ­ atualmente, o PSB está sem diretório municipal constituído.
O senador Roberto Rocha, que não estava na reunião do comando partidário, não falou em nomes, mas confirmou a O Estado que a meta inicial do PSB é ter candidato disputando a Prefeitura de São Luís. Segundo ele, essa é uma determinação estatutária.
“O PSB, em obediência ao seu estatuto, trabalha, em primeiro lugar, na perspectiva de candidatura própria em todas as capitais e cidades que têm segundo turno. E, em São Luís, o partido tem bons quadros no Senado, na Assembleia e na Câmara Municipal”, afirmou.
Ao citar a Câmara Municipal, Rocha aponta para o próprio filho, o vereador Roberto Rocha Júnior. O senador aposta em sua eleição como presidente de uma comissão provisória, que terá cem dias para organizar um congresso municipal e escolher o diretório do PSB em São Luís.
Roberto Rocha quer, então, confirmar o vereador como presidente municipal e lançá-­lo candidato a prefeito – ou a vice da deputada federal Eliziane Gama (PPS), como apontam seus adversário na legenda.
Por conta disso, é José Reinaldo o principal defensor da candidatura de Bira do Pindaré, num embate que reedita a disputa pelo comando do PSB na eleição de 2012 e por meio do qual o deputado federal tenta manter os socialistas alinhados ao projeto do governador Flávio Dino (PCdoB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário