terça-feira, 21 de abril de 2015

Poder Legislativo de Tutóia se espera uma nova era



Câmara Municipal de Tutóia será um outro biênio



A sociedade de Tutóia, acompanhou nos últimos anos os confrontos e os debates entre os treze vereadores que formam a composição do Poder Legislativo, hoje divididos em dois blocos na política local.

Talvez pela primeira vez em sua história uma estratégica de um governo municipal, tenha dado errado diante de uma antecipada eleição onde envolvia uma minoria do bloco da OPOSIÇÃO, e a maioria da base do governo. Quando um ex. presidente na época baixou um Edital, para uma Eleição antecipada ainda em Maio/2014, e não imaginaria que perdesse forças por ex. aliados que resolveram compor a base do bloco da OPOSIÇÃO.

A disputa deu-se início desde o dia 21-05-2014, e foi tomando grandes proporções na Casa Legislativa, se realizaria ou não a Eleição do primeiro Edital nº 01. Os rumos do Legislativo, tomou os caminhos nos Tribunais do Estado, jamais ocorrido na história desse município. E assim o Poder Executivo atual, perdeu ex. aliados hoje fortalecidos no bloco da OPOSIÇÃO.

Quase um ano de um pé de guerra no Legislativo, agora se aparenta tranquilidade na Casa, após a decisão do TRE-Ma, que legitimou a Eleição, do dia 21-05-2014, dando o direito para o seu atual presidente o vereador ANTONIO FRANCISCO CALDAS FONSECA(SD), em assumir o comando da Casa, para o biênio 2015/2016, depois de vencer uma das batalhas na justiça com o ex. presidente Sr. Alexandre Baquil(PSDB-vereador), que tentava sua reeleição.

Agora veremos quais serão os novos caminhos traçados nas ações do novo comandante para os próximos anos, onde terá ao seu lado cinco vereadores em sua base. São eles: PEDRO AGRIPINO(SD), ZÉ ORLANDO(SD), CRISTIAN NORONHA(PRP), FERNANDO GOMES DE OLIVEIRA(BINHA-PRB), ELIAS DE AQUINO SILVA(PSC).

Enquanto do bloco da base do governo, ainda com a maioria estão os seguintes vereadores: ZÉ DE MAR(PRB), ENILSON SANTOS(PP), RAFAEL FONSECA(PHS), MARIA DO CARMO(PSD), GEAN LIMA(PSDB), PAULO ROBERTO(PV), E O EX. PRESIDENTE ALEXANDRE BAQUIL(PSDB).

As discussões com as mudanças de assentos daqui pra frente prometem uma Tribuna a flor da pele, talvez ainda pelo calor das disputas dos poderes, onde dois fatos históricos aconteceu nesse pequeno município, uma mudança de presidente da Casa e a cassação do prefeito da cidade, com 24horas depois sendo reconduzido para o cargo, após uma LIMINAR DO TRE-Ma, 






Nenhum comentário:

Postar um comentário