quinta-feira, 27 de março de 2014

Comunicação da Assembleia Legislativa promoveu nesta quinta-feira (27), no auditório Neiva Moreira, a palestra com a temática ‘Os limites da imprensa em período eleitoral’, ministrada pelo consultor legislativo da Casa, Carlos Lula.

Jornalistas participam de palestra na AL sobre atuação no período eleitoral

 Jéssica Barros / Agência Assembleia

Comunicação e política andam juntas, mas com o período de eleições se aproximando, é necessário muito cuidado e atenção por parte tanto da imprensa quanto dos candidatos e pré-candidatos no desenvolvimento de suas atividades entre o dia 6 de julho e 5 de outubro de 2014.

Com o intuito de esclarecer e orientar os profissionais da área, a Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa promoveu nesta quinta-feira (27), no auditório Neiva Moreira, a palestra com a temática ‘Os limites da imprensa em período eleitoral’, ministrada pelo consultor legislativo da Casa, Carlos Lula.

Na oportunidade, estiveram presentes jornalistas com atuação em jornais, sites, agências de notícias, blogs, televisão, rádio e também universitários, assessores de imprensa de candidatos e deputados, e também a ex-deputada Helena Heluy. Além desses, internautas tiveram a oportunidade de acompanhar a palestra e interagir através da transmissão online ao vivo, via twitcam. 

Lula primeiro direcionou a palestra para a assessoria da própria ALEMA e, em seguida, usando exemplos, mostrou como a imprensa em geral deve se posicionar sem ferir o que a lei determina ou estar sujeito a pagar multas.

“Nós temos sérias restrições na atividade de comunicação no período de eleição em tv, rádio, impresso e internet. Por isso, esbocei como a gente pode melhor exercer a atividade de imprensa no período eleitoral sem sofrer qualquer tipo de sanção. Até porque as sanções são muito altas. Para rádio e tv, por exemplo, o valor mínimo é de pouco mais que 20 mil reais e que pode chegar a cerca de 60 mil reais. É algo grave e do qual a gente precisa ficar a par”, explicou.

Para a radialista Marina Sousa, o evento foi um momento de aprendizagem. “Tudo que o Lula disse aqui fica de alerta para nós que conduzimos os entrevistados. Afinal de contas, um erro pode trazer consequências negativas tanto para eles, quanto para nós que somos os responsáveis pela divulgação”, ressaltou.

A diretora adjunta de Comunicação da Assembleia, Jacqueline Heluy, conta que primeiro a ideia era de que a palestra fosse direcionada apenas para a assessoria de comunicação da Casa. “Devido à importância do assunto, resolvemos ampliá-la para que qualquer profissional de comunicação pudesse estar presente para tirar suas dúvidas e foi um sucesso. O Lula atendeu a todas as perguntas e acredito que os presentes saíram esclarecidos do que se pode ou não ser divulgado no período eleitoral”, disse.

Ainda durante o evento houve sorteio de várias ‘caixa-box’, uma espécie de  caixa com dvd’s que trazem documentários especiais e fotos que são frutos de trabalho desenvolvido pela TV Assembleia.

Por último, alguns dos participantes, acompanhados da diretora adjunta, tiveram a oportunidade de visitar as instalações do Complexo de Comunicação da Assembleia (estúdios de tv, de rádio e a News room), inaugurado em fevereiro deste ano.

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