domingo, 30 de março de 2014

Educação no Brasil não é prioridade em alguns Estados brasileiros

Educar com amor, porém não sem luta!









O caos na educação está instalado. E por qual motivo estamos nessa situação caótica?
Respondo caríssimos colegas.
1º Não temos um órgão nacional sem vínculo governamental que regulamente a profissão de professor ( não de pedagogo apenas, mas professor), por conta disso dependemos de leis criadas por políticos e rejeitadas por políticos.
2º Temos o apoio dos sindicatos que em boa parte do pais está ligado ao governo ( raros poucas excessões) ...

3º Temos em nosso meio os apadrinhados políticos que sequer fizeram um cursinho básico de magistério e estão como gestores em espaços de atuação de pessoas capacitadas para tal, enquanto verdadeiros profissionais preparados para desempenhar a função estão jogados em salas super lotadas com 50 e até 60 alunos.

4º Somos a classe mais desunida do pais, uma vez que cada estado luta sozinho se é que se pode chamar de luta esse suicídio profissional .
Estou revoltada com atitudes de determinados docentes que jogam nosso nome na lama se mostrando péssimos profissionais . Para esses nunca haverá mudança satisfatória , sempre terão uma muleta pra se apoiar e de certo modo justificar o injustificável que é ir pra uma rede de porte mundial xingar seus alunos.

 Enquanto, repito não tivermos um órgão que regulamente a profissão e enquanto nós educadores não formos responsáveis por criar as leis de apoio a nossa profissão e enquanto não tivermos meio de fazer uma triagem para que verdadeiros profissionais estejam mediando o aprendizado do educando em busca de sua autonomia, nada vai mudar .Continuaremos nessa situação catastrófica .
Acreditamos piamente que:
" A luta dos professores em defesa de seus direitos e de sua dignidade deve ser entendida como um momento importante de sua prática docente, enquanto prática ética.
Não é algo que vem de fora da atividade docente, mas algo que dela faz parte." Paulo Freire

Se você é professor e se recusa a lutar, então nunca aprendeu a amar sua classe.
Educar com amor é lutar por um direito seu , mas de forma coletiva, unida e perceber que a aquisição de melhores condições de emprego influenciará diretamente na qualidade da aula que terá seu aluno.
Fazer conchavos políticos em benefício próprio não é atitude de educador , é atitude de mercenário.
Barganhar para que determinado prefeito lhe conceda uns vinténs a mais enquanto toda uma classe sofre e os alunos perdem o prazer por estar inserido no espaço escolar é atitude de pessoa egoista e alienada não de verdadeiro educador.

Eu amo minha profissão , amo meus colegas, amo os estudantes brasileiros, padeço como mãe de aluno da mesma dor de muitas que um dia tiveram que confiar seus filhos a profissionais medíocres que nem lutam, nem amam o que fazem, que estão apenas colocadas em um espaço que poderia ser ocupado por quem realmente se importa com o aluno, com a profissão e é esclarecido o suficiente para compreender que sozinho não se ganha nenhuma batalha, quanto mais a guerra.
 Minha angústia é que enquanto eu e você queremos lutar uma turma de alienados baixa a cabeça para o governo e ainda posso ver professores auxiliares em sala de aula recebendo 200 reais por mês, ainda vejo o sindicato da minha cidade em acordo com meia dúzia de professores ignorando uma paralisação nacional e ainda vou viver muito pra continuar indignada com a certeza que não existe união em nosso meio, mas existe esperança e é por isso que ainda lutamos.  Gi Barbosa Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário