sábado, 22 de março de 2014

Francisco das Chagas é considerado o maior assassino em série do País, ficou conhecido nacionalmente por cometer crimes contra menores


O MATADOR DE MENINOS: CONDENADO A QUASE 300 ANOS, FRANCISCO DAS CHAGAS ENFRENTA O DÉCIMO PRIMEIRO JULGAMENTO

Pela décima primeira vez que o mecânico Francisco das Chagas Rodrigues de Brito sentará no banco dos réus, desta vez na Comarca de Paço do Lumiar, no próximo dia 26 de março. O julgamento está previsto para começar às 8hs e vai acontecer no Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF), que fica localizado na Avenida 14, nº. 18, qd.02, Conjunto Maiobão.  A juíza da 1ª Vara de Paço do Lumiar, Jaqueline Reis Caracas, vai presidir a sessão.

m_21032014_1356

Desta vez, Chagas será julgado, simultaneamente, por dois crimes cometidos em 1997 contra três vítimas menores de idade. No primeiro caso, duas crianças teriam sido atraídas até um matagal da invasão Nova Jerusalém, sendo assassinadas em seguida. Já no segundo caso, o processo diz respeito ao homicídio de outro menor, com apenas 12 anos de idade. Crime que ocorreu nas proximidades do Bairro Maioba.

A juíza que vai presidir a sessão do tribunal do júri, Jaqueline Reis Caracas, informou que o processo está devidamente instruído e que espera que a audiência transcorra dentro da normalidade. A magistrada será auxiliada pela promotora Gabriela Brandão da Costa Tavernard. A defensora pública Gerusa de Castro Andrade atuará na defesa do acusado.

Francisco das Chagas é considerado o maior assassino em série do País, ficou conhecido nacionalmente por cometer crimes contra menores, no caso conhecido como “meninos emasculados”. A atuação era semelhante em quase todos os casos, ele atraía as crianças para áreas de matagal com a falsa promessa de recompensas e praticava os crimes, que teriam ocorrido entre 1991 e 2002.

Desde 2004 o mecânico se encontra preso no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Sua última condenação aconteceu na 1ª Vara de São José de Ribamar, em 2012, quando foi considerado culpado pelo assassinato, por afogamento em um brejo, de mais uma criança, de apenas 9 anos, que teria sido convidada para apanhar Buriti, fruto de uma palmeira nativa do Maranhão. Na época, mesmo ausente na sessão, ele foi condenado a 27 anos de prisão.

Com essa sentença, somada às penas anteriores, o mecânico já foi condenado a 277 anos de prisão. Chagas já foi condenado em outros dez júris pelo homicídio de meninos, geralmente praticados por motivo torpe, empregando meios cruéis e sem chances de defesa para as vítimas. De acordo com laudo pericial, Francisco das Chagas é portador de transtorno de personalidade, inclusive com propensão a voltar a praticar novos delitos, em caso de soltura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário