sábado, 29 de março de 2014

Tutóia terra pequenina e emancipação de 76 anos esquecida

Antiga salineira não foi lembrada na sua Emancipação dos 76 anos de 29 de Março de 2014!











Por ser filho desta terra(Tutóia), faço o meu protesto e procurando uma das mais simples palavras cotidiana. "RESPEITO" Hino de Tutóia. Aquarela. Fogos! são gestos que o gestor poderia pelo menos expressar para a população, valores de um povo, de uma rica cultura. Uma missa, são pequenos eventos que não custaria milhões.

 Será que seja preciso nos compararmos com Países, ditadores ou cidade de uma minoria? Visitei nesta data 29 de Março de 2014 três vizinhas cidades, e ouvi pelo menos alguns barulhos de fogos e uma missa realizada. E minha cidade em mais uma data estou sentindo um sentimento com desvalorização, desde quando foi Emancipada em 1938, quando ainda dependia da cidade de Barreirinhas. O que de pior poderemos imaginar que possa surgir nos últimos anos?

Tutóia, ex. Salineira, já foi portos de grandes navios cargueiros, homens trabalhadores com carregamentos braças, predominante com a forte pesca artesanal, senhoras e jovens marisqueiras, pequenos e grandes comerciantes, um elevado n° de docentes(professores), jovens estudantes em busca de uma oportunidade de trabalho, muitos com sonhos e expectativas de um futuro, e nesta data de 29 de Março, mais uma sucessiva ausência do Poder Público, fora de um processo democrático em homenagear essa pequena cidade do interior do Maranhão.

Tutóia, tem suas tradicionais culturas, sempre organizada pelas comunidades, entre elas. As danças folclóricas, as comidas típicas, os eventos religiosos, as realizações das competições da tradicional regata de canoas, sempre nos meses de Setembro a Outubro. Os dias das noites de São João, tudo isso faz parte da vida desse povo. É impossível acreditar que uma gestão desvalorize tudo isso em plena data de sua Emancipação.

Seu povo, continua humilde e hospitaleiro, vivem todos da maneira simples, com suas três principais fontes de sobrevivência. Pesca, comércio, e lavoura. Tem um dos mais longos território geográfico das pequenas cidades do Maranhão.

Tutóia, Tu és minha terra, minha mãe natural, e sempre em ti estarei. Parabéns cidade de Tutóia.

De 1724 a 1728 foram dados os primeiros passos no sentido do progresso de Tutóia. Foi feito o aldeamento dos índios pelos padres Jesuítas, onde se destacou o padre João Tavares, no sítio chamado Mayrim dos índios, hoje Tutóia Velha, onde já haviam dado princípio a edificação de uma igreja. Por ordem régia de 1º de agosto de 1758, foi criado o município com denominação de Vila Viçosa.

Em 1871 foi elevado a categoria de Vila. Com a passagem da sede, do interior para o litoral, e com a criação de uma indústria salineira, foi dado à nova sede o nome de Salinas.

Em 1938 foi baixado um Decreto-lei nº 45 de 29 de março de 1938, pelo qual foi mantido o nome de Tutóia, elevado de Vila a categoria de cidade.

Em 1940 sua população era estimada em 2.518 habitantes (Fonte:IBGE recenseamento geral do Brasil - 1º de setembro de 1940, série regional parte IV, Maranhão, Rio de Janeiro, IBGE, 1952). No ano 2000, sua população era de pouco mais de 37 mil habitantes. Atualmente, segundo o censo do IBGE 2010, sua população ultrapassa a casa dos 52.700 habitantes.

Podemos considerar essa população no horário de pico e comercial maior, principalmente no perímetro urbano, devido a migração pendular(vinda de pessoas de outras cidades da região para utilizarem os bens e serviços da cidade, banco, lotérica, INSS, etc, retornando após o uso, depois de terem de alguma forma utilizado também o comércio local), contribuindo com o destaque que a cidade tem entre os  municípios da mesorregião Norte Maranhense. Colaboração textual. Neto Pimentel.



Nenhum comentário:

Postar um comentário