quinta-feira, 27 de março de 2014

A deputada Vianey Bringel (PMDB) ocupou a tribuna da Assembleia nesta quinta-feira (27) para reclamar, chamar a atenção das autoridades e pedir providências acerca do tratamento que é dado aos pequenos agricultores expulsos da Reserva Awá Guajá, por determinação da Justiça Federal.

Vianey denuncia tratamento dado a lavradores expulsos da reserva Awá Guajá

 Agência Assembleia

A deputada Vianey Bringel (PMDB) ocupou a tribuna da Assembleia nesta quinta-feira (27) para reclamar, chamar a atenção das autoridades e pedir providências acerca do tratamento que é dado aos pequenos agricultores expulsos da Reserva Awá Guajá, por determinação da Justiça Federal. No momento, os agricultores estão acampados no Município de São João do Caru.

Para Vianey, a Justiça Federal, como sempre, resolve as pendências judiciais sem conhecer o problema da região. Segundo ela, a Justiça entendeu que a reserva está com 60 hectares de terras destruídas pela ação dos brancos, e resolveu entregá-las aos poucos índios nômades, que precisam andar todo o território de mais de 160 mil metros quadrados.

A parlamentar disse que a verdade da chamada desobstrução é que existe muita terra para pouco índio na  Awa Guajá. Vianey reclama que tiraram os lavradores da reserva e envolveram o Incra na questão. “Estou tentando falar com o superintendente do Incra, José  Inácio, há mais de uma semana para resolver o problema dos lavradores e não consigo”, reclama.  

A situação se torna ainda mais complicada porque, conforme revelou a deputada Vianey Bringel, o superintendente José Inácio não recebe também o prefeito de São João do Carú. Segundo Vianey, o prefeito está enfrentando sérios problemas, porque os lavradores expulsos da Awa Guajá estão acampados dentro do município de São João do Carú.

Em maio de 2013, Vianey participou de uma reunião, em Brasília (DF), acompanhando dois prefeitos de sua região. Estavam presentes o deputado federal Werton Rocha e dois deputados federais de outros estados, para falar sobre o processo de extrusão, que culminou com expulsão dos lavradores da Reserva Awa Guajá, por determinação da Justiça Federal.

O que mais chamou a atenção da parlamentar é que na reunião não tinha nenhum pequeno agricultor, e os debates foram dominados por fazendeiros, donos de terras e de muito gado. “Um sentou ao meu lado disse: tenho dinheiro para eleger três deputados federais”. Bringel avaliou que os interesses da extrusão correram muito rápido durante a reunião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário