segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Relatório da Violência contra Jornalistas 2014


Relatório denuncia violência contra jornalistas no Maranhão em 2014

A Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) divulgou na última quinta-feira (22), o  Relatório da Violência contra Jornalistas 2014. O documento mostra que pelo menos que  129 jornalistas sofreram algum tipo de violência no ano passado. O estudo revela ainda três assassinatos, a maioria deles no Estado do Rio de Janeiro (RJ), com dois casos registrados.
A Região Nordeste foi a segunda mais violenta para os jornalistas. Foram registrados 24 casos,  18,6% do total. Assim como no ano de 2013,  o Ceará foi o Estado com maior número de  ocorrências: nove. As demais foram distribuídas entre os estados de Alagoas (cinco casos),  Bahia (quatro casos), Maranhão (três casos), Pernambuco (um caso) e Sergipe (dois casos).
Os casos de violência contra jornalistas no Maranhão  durante o  exercício da profissão, limitam-se  a  casos formalmente denunciados, exemplo do que ocorreu em junho de 2014, quando  os jornalistas Eduardo Faustini e Luiz Cláudio Azevedo, da TV Globo, foram ameaçados e roubados no município de Anapurus. Eles faziam reportagem sobre desvios de verba nas prefeituras de Anapurus e Mata Roma. Na estrada  que liga os dois municípios, a equipe parou para almoçar numa churrascaria. O carro em que os profissionais estavam foi fechado por outro veículo, do qual saíram três homens, um deles armado. Outros quatro homens que estavam à pé também cercaram o carro e dois deles entraram no veículo pelas portas traseiras. Os jornalistas saíram do carro e tentaram explicar seu trabalho. Depois de ameaçar os jornalistas e roubar a câmara filmadora, os homens fugiram.
O relatório também cita o O repórter cinematográfico Antônio Alves, da TV Verdes Lagos. Em outubro de 2014 ele foi ameaçado pelo vereador Pablo Sales, ao registrar imagens dos vereadores e do plenário, minutos antes do início da sessão da Câmara Municipal de Lago da Pedra.  O vereador também desferiu vários socos na câmara  filmadora. O profissional registrou a ameaça em boletim de ocorrência.
O relatório também apontou a tentativa de homicício contra o  repórter cinematográfico Hilton Brito Costa, freelancer da TV Atenas, afiliada da Bandeirantes em Pedreiras, ele foi atingido por três tiros, no dia 4 de março, enquanto aguardava, em frente à emissora, para fazer o registro de imagens de blocos de carnaval.
Maranhão da Gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário