terça-feira, 3 de março de 2015

TUTÓIA-MA CÂMARA VOLTA DO RECESSO NESTA QUARTA-FEIRA(4)




Divisão do Parlamento Municipal


Vereadores da base do governo
. Alexandre Baquil
. Paulo Roberto
. Enilson Santos
. Zé de Mar
. Maria do Carmo
. Rafael Fonseca
. Jean Lima

Vereadores do grupo da Oposição
. Antonio Chico
. Binha
. Zé Orlando
. Elias
. Cristian Noronha
. Pedro Agripino


Quase 80 dias de recesso volta nesta quarta-feira(4), a sessão da Câmara Municipal, que promete daqui pra frente continuar os fortes debates entre vereadores da base do governo e da oposição.

Depois da poeira baixada da eleição do dia 21 de Maio de 2014, quando o vereador Paulo Roberto(PV), da base do governo foi derrotado pelo o vereador Antonio Chico(SDD), do grupo da oposição por 7 votos a 1, na disputa pela presidência da Mesa Diretora da Casa.

Inconformado pelos resultados da eleição, o vereador Alexandre Baquil, tentou por diversas vezes pela justiça eleitoral de Tutóia, invalidar o que o Juíz Dr. Rodrigo Otávio Terças, já havia determinado dia 21-05-2014, a realização da mencionada eleição da Câmara. Dias antes o vereador, entrou com um pedido de revogação do Edital, onde o mesmo já havia baixado e foi negado pelo MM Juíz da Comarca de Tutóia

Após uma semana a Desembargadora Cleonice Freire, do Maranhão derrubou a decisão do Juíz da Comarca de Tutóia. Foi então que a guerra se iniciou dentro do parlamento municipal, entre os treze vereadores que atualmente travam uma decisão e aguardam a decisão do Tribunal Eleitoral do Maranhão, se valerá a primeira eleição, determinada pelo Dr. Rodrigo Otávio Terças, ou a segunda deferida pela Desembargadora Cleonice Freire, já que a primeira já havia sido realizada.

A eleição do dia 21-05-2014, realizada em seu artigo, inciso regimental, não foi o suficiente para o vereador presidente, manter sua conformidade  e procurar as instâncias do Tribunal do Maranhão, até hoje impactando uma das maiores brigas travadas na história política desse município.

Com uma população pouca assídua durante as sessões de quarta-feira, naquela Casa Legislativa, até hoje dúvidas foram criadas após o Juíz da Comarca de Tutóia, que já havia determinado a realização da eleição e reconhecendo de forma legítima de acordo com seu regimento .

Como muitas águas estão rolando, frase dita pelo vereador da Casa, Sr. Alexandre Baquil, o episódio está longe de acabar entre a guerra dos treze parlamentares hoje com rachas dentro do parlamento.

Como o processo foram envolvidos, duas Desembargadoras(Cleonice Freire e Anildes de Jesus), também o Juíz Eleitoral da Comarca de Tutóia, a Câmara Municipal, advogados, a sociedade tutoiense, desde Maio/2014, vivem confusa diante de outros fatores guerreado na Casa Legislativa.

Mudança Radical no Regimento

. Mudanças do Regimento em tempo record
. Projetos de Lei, acelerado para sua aprovação

Em fim, guerra e briga de poder que ainda circulará por muitos meses no Tribunal do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário