quinta-feira, 21 de maio de 2015

Câmara Municipal de Tutóia um ano depois da eleição da casa começa resgatar a participação popular




Rapidinha da semana...

                                 Presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Tutóia
Ex. Presidente vereador Alexandre Baquil(PSDB), usa seus cinco minutos regimental para divulgar os 6 votos a zero do agravo em desfavor do advogado Chico Canavieira(PT), decisão do TJ-Ma, na quarta-feira(19).

21 de Maio de 2014, já faz um ano que iniciou-se um racha no Poder Legislativo, onde o atual governo tinha 90% de uma base de apoio dos vereadores e ao longo dos meses as insatisfações tem sido entre alguns ex. aliados que eram composto de 11 e atualmente foi reduzido para sete da base do governo e seis do bloco da oposição.

Durante a data acima mencionada uma eleição antecipada de um lado o bloco do governo outro da oposição, que veio a se fortalecer após o anúncio do presidente na época Alexandre Baquill(PSDB), que não conseguiu sua reeleição para o segundo mandato. Devido o fracasso do atual governo com os seus ex. aliados, as chapas da eleição foram montadas com os dois candidatos a concorrerem a presidência da Mesa Diretora.

Chapa 1, Paulo Roberto(PV), da base do governo
Chapa 2, Antonio Chico(SD), do bloco da oposição

Na disputa venceu por 7 votos a 1, o vereador Antonio Chico, derrotando o candidato da Chapa 1, Paulo Roberto(PV).

Mas a queda de braço deu-se início no dia 21 de Maio, de 2014, depois de algumas tentativas de revogação do vereador Alexandre Baquil, ao tentar alegar na Comarca de Tutóia, atos de irregularidades na condução e realização da Eleição.

Mas o bloco da oposição conseguiu através da Lei Orgânica e do Regimento Interno da Casa Legislativa, comprovar a legitimidade da realização da Eleição, quando foi deferido pelo MM da Comarca de Tutóia, que a mesma estava sendo dentro do seu RICM.

O município e sua população vem acompanhando a travada guerra entre os poderes Legislativo, Executivo, e as decisões da Justiça-Ma, nas  LIMINARES, em legitimar qual das duas Eleições, já realizadas era legítima. Ou seja o primeiro Edital nº 1 ou o segundo nº 2

Longos meses se passaram e dezenas de projetos de lei, foram engavetados. Agora a população volta acreditar na nova Mesa Diretora da Câmara Municipal, onde já se percebe que a democracia começa ser respeitada diante da participação popular ou Instituições que tem enviado ofícios para usar a Tribuna da Casa, em expor as ações sendo projetadas em prol do bem social, e outras representações por esse município. Liberdade que não se tinha ´nos últimos anos quando se requeria o uso dos anais da Casa Legislativa, até mesmo na demora de uma resposta protocolada.

21 de Maio, de 2015, a bancada dos treze vereadores hoje veem travando as discussões durante as sessões e pouco se tem produzido a favor da sociedade tutoiense. A esperança da Nova Mesa Diretora, ressurge a cada cidadão um novo momento na política desse município, em que o dever de cada um dos parlamentares eleitos pelo povo possam exercer seus deveres de FISCALIZAR, REQUERER, PROPOR, os bons serviços de qualidade junto ao Executivo(prefeito municipal), um olhar para os principais pilares do município. Segurança, Educação. Saúde, Assistência Social, Incentivo para agricultura familiar, investimento para o turismo, cultura, infraestrutura e outros...

O assento da nova Mesa Diretora da Câmara, será ocupada durante o biênio 2015/2016, mesmo estando o Poder Legislativo, ainda no aguardo para os próximos meses por uma decisão de Mérito, na Justiça do Ma, entre as duas chapas que concorreram a eleição do dia 21.05.2014.






Nenhum comentário:

Postar um comentário