sexta-feira, 15 de maio de 2015

Professores assíduos da cultura de Tutóia expressam revoltas em suas páginas no facebook




  • Valores de Tutóia

  • Recordação: 1997 a 2003. A CULTURA, no município de Tutóia, deu um dos grandes passos nos resgates de suas riquezas e valores por cada personalidade das diferentes danças folclóricas e colaboradora que  se inspiraram em suas fantasias, danças, músicas, toadas.  Mas o sonho em 2009 a 2015, das raízes tentam apagar por aqueles que detém do poder que poderiam como administradores serem os grandes incentivadores dessa terra, e na verdade a cada ano algumas danças tradicionais estão sendo excluídas. 


Raízes não se apagam, mas  se valoriza e conserva... As nove noites de arraiá poderão um dia voltar, hoje só dependerá da força soberana do próprio povo em saber avaliar escolher seus representantes. Não podemos deixar desabar nossas forças e deixar de acreditar em um novo horizonte das nossas raízes culturais.



  • O prefeito não tem e nem valoriza a cultura do povo, se o dinheiro saísse do seu bolso até me calaria, pois sei que o custo para qualquer dança se apresentar em um arraial é alto, mas essa verba não sai do bolso dele e nem desse secretario de cultura que mal sabe mexer no som dele. Só nos resta lamentar ou nos organizar e criar um arraial da comunidade com apresentações e apoio dos cidadãos tutoiense, se depender desse grupo que ai está no poder não vamos ver aqueles arraiais que encantava turistas e multidões.
  •  Eu dançava no brilho do Delta e precioso e cheguei a dançar na avenida as 5 hora da manhã com o sol nascendo e a multidão presente. Hoje as 11 já não tem mais nada. Fiquei triste quando vi uma dança de criança lá do barro duro se apresentando com roupa de TNT. Vergonha para nosso povo. E que o prefeito e o secretário, entenda que Tutoia não é deles e que respeite uma terra que ainda guarda em seu sangue uma cultura que já nos levou até outros povos, como ,dona Elza, lembrada por muitos. Revolta.



  • Independente disto que foi acima comentado, em tom de desabafo gostaria de dizer que não sinto mais nenhuma vontade de ir prestigiar as apresentações juninas, pois não consigo reconhecer nas mesmas a nossa verdadeira identidade, é bem verdade que fazemos parte do contexto Brasil, porém os visitantes que frequentam a cidade nesse período visam conhecer a nossa verdadeira cultura e se frustram quando aquilo que lhes é apresentado não é para os mesmos nenhuma novidade, o que era típico de Tutóia, a cada ano cai no esquecimento e as nossas danças nos último anos não vem sendo prioridade para os organizadores de danças folclóricas locais, em outros lugares do nosso país as festas juninas são levadas a sério e priorizam a cultura local, enquanto que em nossa cidade a prioridade é o lucro que o período pode proporcionar aos comerciantes de bebidas alcoólicas, a possibilidade de assistir a show de uma banda qualquer de graça (e nos últimos tempos nem isso),e o folclore de nossa terra em meio a tudo isso se torna secundário, triste muito triste...

Nenhum comentário:

Postar um comentário