sábado, 23 de maio de 2015

Cidade Pio XII no Maranhão é a 1º receber a titularidade fundiária




Famílias de Pio XII são as primeiras beneficiadas com a volta do Crédito Fundiário

Depois de oito anos, voltou a funcionar o Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF) no Maranhão, importante linha de financiamento para aquisição de terras e de recursos para produção agrícola. Em ação emergencial, o governo Flávio Dino, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), beneficiou 18 famílias da Comunidade Santo Antônio, em Pio XII. Agora, com o acesso ao crédito fundiário, as famílias terão a escritura de suas terras,
Para Flávio Dino, a reativação do PNCF deverá ajudar milhares de famílias a realizar o sonho de finalmente ter a titularidade das terras. A comunidade de Santo Antônio foi a primeira beneficiada. Inserida numa fazenda de 700 hectares em Pio XII, as 18 famílias ocupavam 400 hectares. As terras já haviam passado por regularização fundiária, mas as famílias não tinham condição de adquirir o a escritura das propriedades. Agora, com o crédito fundiário, foram custeados R$ 160 mil, e entrega dos documentos aos beneficiários serão feitas na próxima semana pelo governador.
“É o primeiro passo para que o governo Flávio Dino cumpra o compromisso de promover a inclusão social de trabalhadores rurais, com o acesso à terra, para que possam investir e produzir, melhorando a qualidade de vida de comunidades agrícolas, que passaram todos esses anos em estado de total abandono”, ressaltou o secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares.
Além de garantir a titularidade da terra, o crédito ainda possibilitará que as famílias tenham condições de produção agrícola, com a aquisição de maquinário e equipamentos para o plantio.
A comunidade de Santo Antônio fez um vídeo de agradecimento ao governador. Assista:
Maranhão da Gente





Nenhum comentário:

Postar um comentário