quinta-feira, 14 de maio de 2015

Estudantes da rede estadual se preparam para educação integrada


Maranhão da Gente

A Semana de Acolhida do Colégio Maranhense Marcelino Champagnat está preparando 238 estudantes para o ensino integrado instalado pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema). A partir de segunda-feira (18), além do Ensino Médio regular, a Instituição passa a oferecer o Curso Técnico de Informática em duas modalidades – Manutenção em Rede e Manutenção em Suporte e Programação.
Os professores das disciplinas iniciais deram uma palestra, na tarde desta quarta-feira (13), esclarecendo o que será ministrado em cada curso. A pró-reitora de Ensino do Iema, Socorro Fortes, explica que, além de estarem preparados para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os jovens saem prontos para trabalhar. O que responde as expectativas de muitos que buscam a independência financeira.
O Colégio passa por um processo de adaptação para sediar o Instituto em São Luís. Além do Campus Marista, serão instalados outros 22 em todo o estado. “O governo Flávio Dino apresenta uma nova proposta neste ano letivo. Vamos começar aqui a construir o Iema como Instituto de excelência, com professores qualificados e estudantes valorizados. A partir de agora, vocês saem daqui com dois certificados fruto de um investimento em educação, trabalho, cultura e tecnologia”, enfatizou a pró-reitora.
No sábado (9), os pais puderam tirar as dúvidas sobre o ensino integrado. Aproximadamente 80% já definiram sobre as modalidades em que os filhos serão matriculados. Em Manutenção em Suporte e Programação, são estudados todos os componentes físicos do computador.
Animado, o professor Luís Aurélio Batista, mestre em informática, apresentou as ferramentas que serão utilizadas em sala de aula. Na oportunidade, ele compartilhou experiências de quando era estudante. “Há alguns anos estava no mesmo lugar que vocês e uma palestra parecida foi fundamental para que eu ingressasse na área de Tecnologia da Informação, umas das mais evidentes em todo o mundo”, recordou.
Quem termina o Curso Técnico de Manutenção em Rede fica apto a programar, ou seja, desenvolver aplicativos e ferramentas ou aperfeiçoar os que já existem. O professor Sérvulo Freire garante que, hoje, a demanda de emprego é muito maior que a quantidade de profissionais que atua na área.
 O diretor do Marcelino Champagnat, Flávio Mendes, explica que quem conclui o Ensino Médio e não consegue ingressar no Ensino Superior fica à margem da sociedade. Pensando nisso e em suprir a demanda do mercado de trabalho que o governo Flávio Dino instalou o Iema, ligado à Secretaria de estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Nenhum comentário:

Postar um comentário