terça-feira, 26 de maio de 2015

Governo monitora abertura de empresas e formação de empregos no estado


Maranhão da Gente

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc), está monitorando a formação de novos postos de trabalho e a abertura de empresas no Maranhão, por meio de iniciativas do executivo estadual.
Números do ranking da evolução do emprego formal em municípios com mais de 30.000 mil habitantes, no estado, do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados recentemente pelo Ministério do Trabalho e Emprego, mostram que as cidades de São Luís (0,11%), Presidente Dutra (2,21%), Paço do Lumiar (1,17), Pedreiras (0,59) e Colinas (1,62%), apresentaram números animadores, na geração de empregos com carteira assinada.  Grande parte desse resultado está relacionada à atividade de comércio e serviços, que neste primeiro trimestre de 2015, gerou 2.465 novos empregos.
Segundo o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, essa evolução, está relacionada ao ramo do varejo, devido à força que o setor do comércio representa para o estado, já que é responsável por boa parte do PIB, além da abertura de novos shoppings centers, principalmente, em São Luís.
O programa ‘Mais Empresas’ é uma iniciativa do Executivo Estadual, por meio da Secretária de Estado de Indústria e Comércio, que reduz e difere alíquotas do ICMS, a empresas que pretendem se instalar no Maranhão. As novas empresas podem ter um benefício de até 95%, da renúncia tributária para novas empresas, com prazo prorrogável por até 30 anos.
O programa inclui quatro medidas: ser instalado ou ter influência nos municípios de menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado; volume de investimentos; número de empregos gerados; ter ligação com as cadeias produtivas regionais; compra de insumos no mercado local; e adoção de medidas de responsabilidade social e ambiental.
Os incentivos foram discutidos e avaliados através do Conselho Empresarial do Maranhão, um órgão consultivo do Governo do Estado e junto às entidades representativas da iniciativa privada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário