quarta-feira, 1 de julho de 2015

Tutóia defenderá propostas em Barreirinhas-Ma no PPA


Tutóia - Governo do Estado inicia escutas territoriais sobre PPA e Orçamento Participativo no Maranhão, em Barreirinhas

Presidentes de Associações participam da reunião no Centro Paroquial.
A população de Tutóia, vai poder participar diretamente da gestão pública estadual indicando as prioridades de investimentos em obras e serviços em cada região. Por meio de escutas territoriais, a partir do dia 10/07, na cidade de Barreirinhas-Ma, representantes de instituições filantrópicas da sociedade civil e líderes políticos apresentarão em plenárias as propostas que devem ser priorizadas para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) e Orçamento Participativo (OP). As primeiras plenárias acontecerão após o novo governo ter assumido já há sete meses, e Tutóia, pela primeira vez terá a oportunidade de defender as propostas o que tange algumas específicas áreas.

Os trabalhos organizados para o grande encontro deu-se início alguns meses atrás por Comissões da FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE TUTÓIA, COMISSÃO DE VEREADORES, LIDERES POLÍTICOS, SOCIEDADE CIVIL. E nesta quarta-feira(1), a reunião e discussão foi presidida pelo Sr. Manoel da Emater e o advogado Chico Canavieira.

De acordo com as informações repassada pelo advogado Chico Canavieira, o principal compromisso da Comissão de Tutóia, definida na manhã desta quarta-feira(1), é defender positivamente as necessidades por área e emergencial da Saúde, Educação, Segurança, Saneamento e desenvolvimento social, Turismo, Meio Ambiente, Cultura, para o exercício da cidadania.


Entenda

Orçamento participativo

O Orçamento Participativo (OP) é um processo pelo qual a população decide, de forma direta, a aplicação dos recursos em obras e serviços que serão executados pela administração pública. O OP contribui para a definição e priorização das despesas, além de fomentar o debate sobre a construção de um modelo de desenvolvimento para o estado. Além disso, o Orçamento Participativo estimula o exercício da cidadania, o compromisso da população com o bem público e a corresponsabilidade entre governo e sociedade sobre a gestão do Estado.

Plano plurianual

O blog, tem acompanhado em algumas reportagens da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado as realizações de Oficinas de Planejamento Estratégico para discutir o Plano Plurianual (PPA) e Orçamento Participativo 2016/2019. Com o objetivo de promover a capacitação dos técnicos sobre o Plano Plurianual e Orçamento Participativo para replicar nos órgãos setoriais, as oficinas reuniram servidores de várias secretarias estaduais, que se dividiram em grupos para discutir temáticas do PPA, como, por exemplo, saúde e saneamento, desenvolvimento social, segurança pública, entre outras.

“Esse planejamento que está sendo feito agora é muito importante, pois o principal compromisso segundo o que mostra os sete meses do novo governo é realizar ações de impacto positivo nos municípios, proporcionando cada vez mais melhorias ao povo do Maranhão”




Tutóia irá no encontro na cidade de Barreirinhas-Ma dia 10-07-2015

DATA
CIDADE POLOPOV. ADJACENTES
10/7TutóiaPaxicá

Comum


Lagoinha

Tutóia-Velha


Porto de Areia

Bom Gosto


Barro Duro


São João 


Santa Rosa

São Bento 


Curralinho

Belágua


Cocal

Surrão. etc... outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário