sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Dilma tem reunião fechada com Lula para discutir suspeitas contra ex-presidente



Tamanho do texto

Presidente veio a São Paulo na tarde desta sexta-feira (12) para o encontro, que não estava previsto na agenda presidencial


Dilma e Lula durante encontro em Brasília em 2014


A presidente Dilma Rousseff esteve em São Paulo na tarde desta sexta-feira (12), onde se encontrou com o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro ocorreu no Hotel Renassaince, na região da avenida Paulista, a portas fechadas, e terminou por volta das 20h30. A reunião não estava prevista na agenda presidencial.
Segundo informações publicadas pelo jornal "Folha de S.Paulo" e outros veículos da imprensa nacional, as suspeitas acerca do ex-presidente estiveram na pauta da reunião. 
Os jornalistas não puderam entrar no lobby do hotel. Foram barrados por seguranças e tiveram que aguardar do lado de fora. Uma recepcionista disse aos profissionais da imprensa que o acesso foi negado porque havia muitos eventos no estabelecimento hoje.
Dilma desembarcou no aeroporto de Congonhas por volta das 17h e sua chegada ao hotel não foi vista pelos jornalistas. A presidente retorna ainda hoje para Brasília. Amanhã (13),  Dilma irá para o Rio de Janeiro para o Dia Nacional de Mobilização contra o mosquito Aedes aegypti. O mosquito é responsável pela transmissão dos vírus da zika, da dengue e da febre chikungunya.
Instituto Lula
Mais cedo, Lula participou de uma reunião do conselho do Instituto Lula, feita no Hotel Grand Mercure, na região do Parque Ibirapuera. A reunião estava agendada desde o fim do ano passado. Participaram da reunião o ministro da Cultura, Juca Ferreira, o presidente do PT, Rui Falcão, o presidente do instituto, Paulo Okamotto, o diretor Celso Marcondes, os ex-ministros Paulo Vannuchi e Luiz Dulci, entre outros.

“O que aconteceu hoje é que a diretoria chamou uma reunião dos conselheiros do instituto para fazer um balanço sobre o trabalho do instituto nos últimos quatro anos e definir um plano estratégico para o próximo período no Brasil. Dentro da avaliação da diretoria do instituto e dos membros conselheiros, vimos a necessidade, por conta da conjuntura política e econômica, de focarmos nosso trabalho mais aqui no Brasil, discutindo alternativas para o País”, disse.Segundo Okamotto, a reunião de hoje, que teve início por volta das 10h30, tratou unicamente sobre mudanças no Instituto Lula, que deve passar a olhar mais para questões nacionais e não internacionais, como vinha fazendo.
De acordo com Okamotto e outros conselheiros do instituto que falaram com a imprensa, em nenhum momento a reunião tratou sobre as investigações da Operação Lava Jato e sobre o depoimento que Lula dará ao juiz Sergio Moro, por videoconferência, como testemunha de defesa do pecuarista José Carlos Bumlai.
“O presidente inclusive, disse que as questões relativas a ele, ele mesmo enfrenta”, disse o ministro Juca Ferreira, negando que as investigações tenham sido objeto da reunião de hoje.
G1 Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário