sábado, 13 de fevereiro de 2016

TOMA LÁ DÁ CÁ DO LEGISLATIVO MUNICIPAL DE TUTÓIA REPERCUTE NA REGIÃO






Paulo do Jardim-Professor


BERNARDO BENTO, finalmente vereador em Tutoia.
Bernardo do Jardim, como é conhecido na politica de Tutoia deve assumir nos próximos dias uma cadeira no legislativo de Tutoia, pois, um dos parlamentares da casa Christian Noronha, em entrevista a Radio Dunas Mar na manha de ontem, disse que vai renunciar e ocupar a secretaria de turismo no município de Tutoia. Christian Noronha era do bloco oposicionista desde o inicio do legislativo e agora vai compor com a gestão atual, a mesma que o próprio sempre criticou e foi ferrenho em suas palavras naquela casa.

Quem acompanha os fatos da politica em Tutoia, fica evidente a manobra politica da gestão atual em desestabilizar a oposição que se articula na corrida para a prefeitura em 2016 e dando um golpe de mestre na câmera municipal ficando assim com a maioria no legislativo, atendendo a interesses, como assim fizeram todos que passaram por aquela casa.

Bernardo Bento vem disputando uma vaga ao legislativo de Tutoia desde2004 e passaram-se três eleições consecutivas e apenas derrota nas urnas, todavia na ultima eleição de 2012 com 446 votos ficou na suplência e finalmente chega ao seu objetivo que é legislar para o povo tutoiense.

O vereador Christian defendeu-se em sua entrevista dizendo que não era traidor e que seu antigo grupo sempre o fez da mesma forma o jogo sujo da politica.

O que espero do novo parlamentar é que realmente possa fazer a diferença nesses 10 meses de mandato. Que cumpra o papel de vereador e não ser mais uma marionete no jogo do poder.
Todos envolvidos neste processo têm responsabilidades. É vergonhoso o que tem acontecido no nosso município. A ausência de cobrança pelo povo, de uma participação interessada, de um entendimento sobre como funciona a máquina pública e a vida política favorece, e muito, o alastramento da corrupção e a não fiscalização e regulação das repartições públicas.

Não critico aqui o nobre vereador Christian Noronha, pois o sistema da politica é esse mesmo. O povo é cumplice nas ações vergonhas do legislativo e executivo. Essa questão de mudar de lado é corriqueira, embora vergonhoso, não importa os motivos, umas, por opção, outras por necessidade, outras para poder sobreviver, enfim, cada uma com seu motivo, seja lícito ou não, acabam caindo nas teias da burocracia, que favorece o surgimento da propina, da corrupção, que faz a alegria e a fortuna na vida dos cidadãos, administradores, governantes, políticos, corruptos por natureza ou picados pela mosca azul da politica. Vai ano, vem ano, vai governo, vem governo, e o jogo sujo da corrupção, do embate de vantagens em cima do dinheiro público não esmorece. Só aumenta.

Uma coisa é certa, quem não fez em 7 anos não o fará até em 7 meses que antecede a eleição, embora tenha uma equipe de técnicos como enfatizou o nobre parlamentar em sua entrevista, pois, não existe compromisso com a população nesse atual governo.

Renata Klingelfus Andraus disse em um dos seus artigos que todo mundo esta lutando para se defender, para sobreviver, para ter, para vencer, ou lutando sem nem bem saber para quê e por que. Uns contra os outros, uns nas mãos dos outros. Tudo acontece porque o iceberg tem duas pontas. Tem os fantoches e marionetes porque há pessoas que os manipulam, criam, encenam e trilham seus caminhos. Tem puxa saco porque há muita gente que não só gosta, como permite, incentiva e se envaidece com este tipo de atitude.
Todos somos políticos ou atores, ou as duas coisas. Porque no cenário que se construiu para sobrevivência e aquisição de bens materiais, ser sincero e natural, ser você mesmo seja lá quem você for é um tremendo risco. Risco de perder o emprego. Ou de perder amigos. De perder a promoção. Ou de brigar com a família. Risco de virar ermitão. Ou de não evoluir num relacionamento. Todo mundo diz querer sinceridade, mas quantos estão de fato dispostos a ouvir verdades?

Nenhum comentário:

Postar um comentário