O deputado Marcelo Tavares (PSB), futuro Secretário  Chefe da Casa Civil do governo Flávio Dino,  concedeu uma preocupante entrevista  à TV Brasil na manhã de ontem segunda-feira (20). Segundo Tavares, o nível de endividamento do governo do Estado do Maranhão  hoje é “altíssimo”. Ainda segundo Tavares é preocupante também as muitas obras inacabadas que o futuro governador herdará.
O governo Roseana Sarney contraiu cerca de R$ 7 bilhões em empréstimos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).  Ainda em 2012, quando era líder da oposição Oposição, o deputado Marcelo Tavares (PSB), declarou que o pedido de empréstimo, do governo junto ao BNDES era  ilegal. Ele argumentou que a lei estabelece limites para o endividamento, de modo que nenhum Estado da Federação pode comprometer mais do que 16% da receita corrente líquida em dívidas, caso do Maranhão.
Uma parte dos recursos dos empréstimos do BNDES já foi aplicada na construção de obras no Estado, mas muitas delas não foram concluídas e terão que contar com aditivos extras para que sejam entregues à população.
Segundo Marcelo Tavares o futuro governo não descarta a possibilidade de  realização de auditorias em licitações, contratos em andamento e aplicação do verbas públicas no Governo que finda em dezembro. “O que queremos neste momento é ter informações necessárias para fazer a máquina pública funcionar bem a partir de janeiro”, disse.
Até o momento, o governo do Estado não repassou as informações solicitadas pela equipe de transição sobre a realidade financeira e administrativa do Maranhão. Informações. Lígia Teixeira.