segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Confederação Naciontal dos Transportes (CNT) e o Instituto MDA, com a candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff, numericamente à frente do adversário tucano, Aécio Neves, ampliaram o otimismo dos organizadores do comício de encerramento da campanha petista.

Pesquisa aponta vitória de Dilma e militância quer reunir meio milhão no Rio


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Os novos números da pesquisa de intenção de votos realizada pela Confederação Naciontal dos Transportes (CNT) e o Instituto MDA, com a candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff, numericamente à frente do adversário tucano, Aécio Neves, ampliaram o otimismo dos organizadores do comício de encerramento da campanha petista. A direção estadual do partido confirmou a presença, na noite desta quarta-feira, na Cinelândia, Centro do Rio, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Fonte extraoficial da organização trabalha com a perspectiva de um público superior a 500 mil pessoas.
– O Aécio (Neves, candidato tucano e adversário de Dilma) reuniu cerca de 20 mil pessoas, em Copacabana, neste fim de semana, para seu ato de encerramento da campanha no Rio de Janeiro. O PT e sua militância, em conjunto com as forças de esquerda e os simpatizantes de Dilma e Lula, tendem a reunir um público 20 vezes maior do que este – afirmou a fonte, à reportagem do Correio do Brasil.
Na hora da virada
Diante da mobilização prevista, no Rio, e dos novos números nas pesquisas, o principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) ampliou as perdas no pregão desta segunda-feira. Investidores embolsam os lucros obtidos com a alta da sexta-feira e, no momento da divulgação da pesquisa CNT/MDA, às 11h30, o índice caiu 0,6% em cinco minutos. Às 11h35 (horário de Brasília), o Ibovespa caía 1,86% a 54.689 pontos, seguindo a tendência das bolsas europeias, que também começaram o pregão desta segunda-feira em baixa.
A pesquisa CNT/MDA sobre intenção de voto para os presidenciáveis foi divulgada às 11h (horário de Brasília). A candidata petista reuniu 50,5% das intenções de voto contra 49,5% de Aécio entre votos válidos. Os dois candidatos ainda estão em empate técnico por conta da margem de erro.
Ainda ligados na cena eleitoral, os investidores repercutiram de forma mais branda o debate entre os dois candidatos à Presidência, na TV Record, realizado na véspera. Considerado mais ameno do que a versão do canal de TV SBTquando Dilma Rousseff e Aécio Neves promoveram um verdadeiro bate-boca, em público, o último encontro teve cores mais frias.
Agenda local
Na semana passada, Dilma cumpriu agenda com os dois candidatos ao governo que disputam o segundo turno e de quem é aliada: Luiz Fernando Pezão (PMDB) e Marcelo Crivella (PRB). Embora Pezão declare seu voto à presidenta, parte do PMDB segue em campanha para Neves, no movimento conhecido como Aezão. A presidenta esteve com Crivella em São Gonçalo e seguiu para uma carreata com Pezão na Zona Oeste. Na próxima quarta-feira, a concentração na Cinelândia será à partir das 17h.
– O comício na Cinelândia encerrará a campanha no Estado — afirmou o vice-prefeito do Rio, Adilson Pires (PT), um dos coordenadores da campanha, no Rio.
Neves, no no domingo, fez uma caminhada pela Zona Sul do Rio, atividade que reuniu cerca de 20 mil pessoas, embora vários militantes petistas tenham aproveitado para distribuir material de campanha da candidata à reeleição, em busca de eleitores indecisos. A candidata derrotada Marina Silva (PSB/Rede Sustentabilidade), não compareceu ao evento da campanha tucana, apesar da pressão de seus aliados.
– Na capital, seria importante uma agenda dos dois que vinculasse Marina a Aécio. São Paulo e Paraná estão ajudando o Aécio a cobrir a vantagem de Dilma no Nordeste. Precisamos abrir diferença no Rio e em Minas – disse a jornalistas o deputado estadual André Corrêa (PSD).
O assunto mereceu, sem sucesso, a intervenção do coordenador da campanha de Aécio no Estado e presidente do PMDB-RJ, Jorge Picciani. Ele afirmou a jornalistas que uma possível agenda com Marina seria assunto de uma reunião com os coordenadores nacionais da campanha tucana, mas não deu certo. Fonte. G1.com

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