segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Governadores eleitos em alguns estados no 2° turno



Confira a lista de governadores eleitos
Segundo turno mobilizou mais de 142,5 milhões de eleitores. Mais de 96 mil locais de votação funcionaram das 8h às 17h


Rio de Janeiro elege Pezão

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), de 59 anos, foi reeleito para mais um mandato à frente do Executivo fluminense. Este será o terceiro mandato seguido de um político do PMDB no governo do Estado.

Ele derrotou o senador Marcelo Crivella (PRB), que havia superado o ex-governador e deputado federal Anthony Garotinho (PR) no primeiro turno com pouco mais de 42 mil votos.

O ex-prefeito de Piraí, cidade no sul do Estado, vai governar uma população estimada em 16,4 milhões de pessoas distribuídas entre 92 municípios, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Desde o início da campanha, o governador eleito apresentou trajetória ascendente nas pesquisas. Pezão saiu do terceiro lugar, com 15% das intenções de votos, no primeiro levantamento do Ibope em 30 de julho, e chegou ao segundo turno com 40,57% dos votos e uma vantagem de aproximadamente 1,6 milhão sobre o segundo colocado.


Rollemberg vence no Distrito Federal

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB), de 55 anos, venceu o segundo turno das eleições e será o governador do Distrito Federal a partir do próximo ano. Apesar de ter começado a disputa em terceiro lugar, após a saída de José Roberto Arruda (PR) do pleito, o socialista assumiu a dianteira nas pesquisas de intenção de voto e confirmou o favoritismo no pleito deste domingo (26).

O pessebista disputou o segundo turno com Jofran Frejat (PR), candidato que substituiu Arruda quando o ex-governador teve a candidatura barrada pela Justiça Eleitoral
.

Sartori (PMDB) vence no Rio Grande do Sul

Em uma disputa marcada por reviravoltas, o ex-prefeito de Caxias do Sul (a 150 km de Porto Alegre) José Ivo Sartori (PMDB), 66, foi eleito governador do Rio Grande do Sul, superando o atual mandatário Tarso Genro (PT). Com a vitória, o PMDB retoma o poder no Estado após oito anos, e os gaúchos mantêm a tradição de nunca reeleger seu governante.

A eleição do peemedebista, que aparecia com 7% das intenções de voto nas pesquisas no começo da campanha, era tratada como improvável, com Ana Amélia (PP) e o próprio Tarso como favoritos. Na reta final do primeiro turno, Sartori conseguiu uma arrancada surpreendente: somente a dois dias do pleito, alcançou 20% nas pesquisas e terminou a disputa no primeiro lugar, com 40,4% dos votos válidos contra 32,6% de Tarso e 21,8% de Ana Amélia.

Afilhado político de Sarney é eleito governador do Amapá pela 3ª vez

O pedetista Waldez Góes, de 52 anos, foi eleito governador do Amapá após derrotar o atual chefe do Executivo estadual, Camilo Capiberibe (PSB), 42, no segundo turno das eleições. Seu principal apoio no pleito foi o senador José Sarney (PMDB).

Waldez, que já foi governador por dois mandatos consecutivos (2003-2010), recebeu o apoio do PR, do PRB, do PHS e do grupo político liderado pela família Favacho - ligada ao PMDB - para a disputa da reta final do pleito.

Sarney foi figura constante no palanque de Waldez. "Brasileiras e brasileiros que aqui se encontram, Waldez foi e será o futuro governador do Estado do Amapá", afirmou Sarney em diversas ocasiões, valendo-se do bordão pelo qual ficou famoso quando foi presidente, entre 1985 e 1990.


Azambuja do PSDB governará o MS pela primeira vez

O deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB), de 51 anos , venceu o segundo turno na eleição para governador do Mato Grosso do Sul, derrotando o senador Delcídio do Amaral (PT) neste domingo (26). O PSDB assume o Executivo do Estado pela primeira vez, enquanto o PMDB deixa o poder após dois mandatos seguidos de André Puccinelli.

Paraíba
Ricardo Coutinho (PSB)

O governador Ricardo Coutinho (PSB) foi reeleito para governar a Paraíba. O governador Ricardo Coutinho, 53 anos, formado em farmácia, atuou no movimento estudantil. Começou a carreira política como vereador de João Pessoa (PB), em 1993. Foi deputado estadual entre 1999 e 2004. Foi prefeito da capital paraibana por duas vezes, entre 2004 e 2010, quando renunciou para disputar o governo do estado. É presidente estadual do PSB.

A vice-governadora eleita é Júlia Feliciano. Compõem a coligação PT, PDT, DEM, PRTB, PRP, PV, PSL, PCdoB, PHS e PPL.


Rio Grande do Norte
Robinson Faria (PSD)

Em seu primeiro discurso como novo governador, Robinson afirmou que vai iniciar o processo de reformulação do governo do Rio Grande do Norte desde nos primeiros dias no cargo. "No meu governo, não terá essa história de um tempo para arrumar a casa. Vou trabalhar desde o primeiro dia para fazer um governo inovador, ousado, moderno e restabelecer o diálogo com a sociedade".
Ceará
Camilo Santana (PT)

Camilo Santana é o novo governador do Ceará. Natural de Creto (CE), Camilo Santana tem 46 anos. Servidor público federal, começou a carreira política atuando junto ao movimento estudantil.

Nas últimas eleições, Santana foi o candidato à Assembleia Legislativa Estadual mais votado. Já contava, na época, com o apoio do atual governador, Cid Gomes. Além da Secretaria Estadual de Cidades, Santana comandou também a Secretaria de Desenvolvimento Agrário. A candidata a vice é a professora Izolda Cela (PROS).

Camilo Santana acompanhou a apuração dos votos, em casa, com a família. Daqui a pouco ele deve fazer um pronunciamento no comitê central de campanha. O trânsito na região segue lento devido a grande quantidade de militantes que comemoram a dupla vitória petista. No comitê, milhares de pessoas, mesmo sob muito calor, aguardam a chegada do governador que deve administrar o Ceará de 2015 a 2018.

Roraima
Confucio Moura (PMDB)

Confúcio Moura, do PMDB, foi reeleito governador de Rondônia para os próximos quatro anos. Com 100% das urnas apuradas, o peemedebista teve 419.928 votos, o que corresponde a 53,43% dos votos válidos, contra 366.072 votos de Expedito Júnior (PSDB) – 46,57%.
Em seu discurso de vitória, o peemedebista disse que pretende virar a página das eleições. "De hoje em diante, não interessa o que foi dito, o que foi falado e o que foi publicado. Agora é uma vida nova. Muita responsabilidade pela frente. Vou cumprir os compromissos que assumi publicamente. Não tenho o que falar de ninguém, mágoa nenhuma. Vamos começar uma vida nova, um governo de Rondônia voltado para o futuro", ressaltou.


Manaus
José Melo (PROS)

O candidato do PROS, José Melo,derrotou Eduardo Braga, do PMDB.
Economista formado pela Universidade Federal do Amazonas, José Melo, 68 anos, já foi eleito deputado federal duas vezes (1994 e 1998). Conhecido também como professor José Melo, ele se tornou deputado estadual em 2002. Em 2010, foi eleito vice-governador na chapa encabeçada por Omar Aziz (PSD), que deixou o cargo este ano para concorrer a uma vaga ao Senado.

Acre
Tião Viana (PT)

Tião Viana, do PT, foi reeleito neste domingo (26) governador do Acre no segundo turno. Ele venceu o adversários Marcio Bittar (PSDB) em disputa para governar o estado pelos próximos quatro anos. Nazaré Lambert (PT) será a vice-governadora no próximo mandato. 
A reeleição foi confirmada com 99% das urnas apuradas. O atual governador recebeu 195.380 votos, o que corresponde a 51,30% dos votos válidos apurados até então.

PARÁ
Simão Jatene( PSDB)

O governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), foi reeleito em segundo turno, para mais um mandato de quatro anos à frente do governo do Pará.

Simão Jatene nasceu em abril de 1949, em Belém. Economista, ex-diretor musical e ex-servidor público do estado, participou da fundação do PSDB, em 1988, e foi secretário de estado de Planejamento no governo de Jader Barbalho.

É a terceira vez que Jatene candidata-se ao governo do estado e, este ano, integrou a maior coligação já formada no Pará - Juntos com o Povo -, que reuniu 15 partidos, entre eles, PSDB, PSC, PSD, PP, PSB, PPS, SDD e PTB.

Roraima
Suely Campos (PT)

Suely Campos tem 61 anos e é natural de Boa Vista. Ela foi anunciada, no dia 13 de setembro, como substituta de seu marido, Neudo Campos (PP), que concorria ao governo de Roraima. A candidatura de Neudo Campos foi rejeitada pela Justiça Eleitoral de Roraima, em função de uma condenação por peculato e rejeição de contas pelo Tribunal de Contas de União (TCU).

A candidata eleita já ocupou vários cargos públicos: foi deputada federal, de 2009 a 2012, vice-prefeita de Boa Vista e secretária estadual do Trabalho e Bem-Estar Social.

Goiás 
Marconi Perillo(PSDB)

Marconi Perillo (PSDB) foi reeleito governador de Goiás. Com 100% das urnas apuradas, às 20h38 de ontem, o tucano obteve 57,44% dos votos válidos, ou 1.750.977 votos, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele derrotou o candidato Iris Rezende (PMDB), que obteve 42,56% dos votos válidos, ou 1.297.592 votos. Essa foi a terceira vez que os políticos disputaram eleições e em todas o tucano saiu vitorioso.

O governador reeleito nasceu no dia 7 de março de 1963, em Goiânia. Ainda na infância mudou com a família para Palmeiras de Goiás, onde viveu até os 15 anos, quando retornou para a capital. Ele se formou como bacharel em direito e ingressou na carreira política como discípulo do ex-governador Henrique Santillo, de quem foi assessor especial. Informações Imparcial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário