quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Nos bastidores da política local já se desenham os pré-candidatos a prefeitos de Tutóia para 2016



Eleições 2016, vários nomes locais disputarão mandatos a concorrerem a PREFEITURA MUNICIPAL DE TUTÓIA!


Nomes que já se comenta em rodas de conversas, muitos populares, ainda faltando dois anos e dois meses para as eleições municipais, no município de Tutóia, já começou o PINGA FOGO, isso nos bastidores já é notório desde a vitória do governador eleito FLÁVIO DINO (PcdoB).

Vejamos alguns nomes logo abaixo que poderão aparecer  em algumas pesquisas a serem realizadas em 2015, bastidores comentam as razões das possíveis alternâncias no EXECUTIVO E LEGISLATIVO.



Pré-Candidatos a prefeitos do Grupo de Oposição

CONHEÇA O PERFIL DE CADA PRÉ-CANDIDATO

. Aírton Paulo - Professor (Licenciatura em Pedagogia), ex-vereador exercício 2008-2012; funcionário público federal; advogado militante na Comarca de Tutóia e é um dos principais nomes do grupo da oposição.


. Binha - Professor (Licenciatura em Matemática); ex-Secretário de Assistência Social do município; atual vereador da oposição.

. Antonio Chico - Empresário; Vereador de CINCO mandatos, atual vice-presidente da Câmara e eleito presidente para o biênio 2015-2016,e  compõe o grupo da oposição.
. Romildo do Hospital - Técnico em Enfermagem (prestou serviços por vários anos no Hospital Lucas Veras); foi candidato a vereador nas últimas três eleições, não chegou a se eleger; e é forte militante da oposição.


. Raimundo Monteiro- Coordenador de Finanças do SINTRAF-Sindicato da Agricultura Familiar; líder sindicalista; foi candidato  a vereador nas últimas duas eleições e não se elegeu. Hoje compõe a base da oposição.




. Professor Elivaldo Ramos - Professor (Licenciado em Geografia) da rede pública de Tutóia e Paulino Neves;  líder sindicalista e atual presidente do SINSPUTSAMPAN e militante do grupo de oposição.





. Chico Canavieira, Advogado militante na Comarca de Tutóia; exerceu cargos importantes na empresa Sousa Cruz por vários anos; concorreu a QUATRO eleições como candidato a prefeito mas não obteve êxito em nenhuma delas. E um dos líderes da oposição.

Mais um pré-candidato pela oposição-Cristian Noronha

Concedeu às 09:30 horas desta sexta-feira(24), entrevista ao blog, o vereador CRISTIAN NORONHA(PRP), da oposição também pre-candidato a prefeito por seu partido no município de Tutóia.-Ma.

Graduado em sociologia pela UFMA(2000), cursou mestrado em Sociologia na Universidade de Evora em Portugal(2007), como bolsista da Fundação Kellogg, fez o curso de extensão para Formação de Lideranças Sociais na América Latina na Universidade de Harvard EUA, em 2004

Disse que pretende disputar entre os pré-candidato a vaga e contribuir com a população tutoiense, diante das omissões de mal gestão que há seis anos que tem elevado o município para baixos índices sociais. As principais fontes de renda no município não tem atenção pela PREFEITURA MUNICIPAL. 

A pesca e a lavoura, não há uma política pública voltada para o melhoramento de vida das famílias tutoienses. Sem contar com as outras áreas como a SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, TURISMO, MEIO-AMBIENTE, e uma juventude sem incentivo quando terminam seus cursos do ensino médio, sem uma qualificação profissional. Tudo isso é de conhecimento da população.  Foram por esses motivos que lhe levou a contribuir pelo povo dessa cidade. Assim afirmou o vereador CRISTIAN NORONHA.


A 13° pré-candidata a prefeita oficializa ao blog neste domingo(25)


Dra. Rosário Ramos, natural de Tutóia, Bacharel em FISIOTERAPIA, Pós-graduada em SAÚDE DA FAMÍLIA e proprietária da Clínica de Fisioterapia FISIOVIDA. Através da Fisiovida, a Dra. Rosário contribui com tratamento e reabilitação de diversos tutoienses e pacientes de cidades circunvizinhas.

A Dra. Rosário ainda coordena projetos sociais da AVA (Associação dos Amigos da Vida Ativa) em Tutóia como:
- Projeto AMIGAS DE TALENTO que tem parceria com a Secretaria Estadual da Mulher (SEMU) e o financiamento do Fundo Maranhense de Combate à Pobreza (Fumacop), que tem como objetivo profissionalizar e capacitar mulheres e dá a elas subsídios para sua independência financeira.
- Projeto DANÇA E SAÚDE em parceria com a Clínica FISIOVIDA e outros parceiros, que tem como objetivo trabalhar a Saúde, Lazer e Bem Estar de seus associados.

Em relação à carreira política, a Dra. Rosário Ramos relata: “Acredito que a população de Tutóia é quem deve escolher o seu candidato através de pesquisas eleitorais. Sempre tive o sonho de trabalhar na área da saúde e a concepção que meu trabalho não seria restrito ao setor privado, o lado social faz parte de mim. A vontade de viver em uma Tutóia melhor deve ser uma atitude de todos e acredito também na força das mulheres para atingir esse objetivo”, palavras da própria Dra. Rosário Ramos declarando-se pré-candidata a prefeita do município.

A mesma ainda cita a frase de um pensador que reflete nesse assunto: “O caminho mais rápido para mudar a sociedade é o de mobilizar as mulheres do mundo (Charles Malik)."




Cresce a lista dos pretendentes e pré-candidato a prefeito de Tutóia

14°  Pré-Candidato

Grupo dos professores terá opções em 2016 para a categoria escolher seu representante


Professor Regino do Espirito Santo, já é o 14° a testar seu nome para pré-candidato a prefeito em Tutóia! Afirmou ao blog, que seu nome será mais um entre os os pré-candidatos 
que somará no processo democrático neste município diante de uma política desacreditada pelos tutoienses. Disse acreditar em homens e mulheres dessa cidade que possam respeitar os direitos daqueles que lutam por uma sociedade organizada e justa para todos. Voltou a lembrar com as perseguições que vem sofrendo pela Secretária de Educação, a frente da Instituição escolar, NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, criada a mais de 15 anos, pela própria comunidade.

Disse entender das grandes disputas a enfrentar com seus concorrentes nas próximas eleições municipais

Em sua trajetória já disputou três candidaturas de vereador sem ter conseguido vencer nem uma. Hoje é filiado no PR-Partido Republicano.



Diante da quantidade de pré-candidatos, será uma das maiores disputa na história política no Município de Tutóia, desde sua emancipação de 1938 a 2016.


Graduado em pedagogia, e supervisão e planejamento educacional pela UEMA, há 17 anos professor concursado pela rede municipal. Auxiliar de Enfermagem, Atual gestor da Escola Nossa Senhora de Fátima, militante da comunidade Comum, sempre se envolveu em lutas sociais.

                                       Professor Regino, pré-candidato a prefeito em 2016, pelo PR

Pré Candidatos com apoio do Prefeito DIRINGA

CONHEÇA O PERFIL DE CADA PRÉ-CANDIDATO


. Professora Maria do Carmo, Pedagoga; Assessora pedagógica da Secretaria de Educação; atual vereadora da base do governo; Presidente da Comissão de Educação Câmara Municipal (O Plano de Cargos está parado nessa comissão desde maio de 2014; Votou contra o parecer da comissão que aumentava o número de vagas do Concurso Público estando o mesmo sem previsão de realização); 



. Wilian Nascimento (seu William), Adjunto da Secretária de Educação e genro   do prefeito Diringa; cogita-se nos bastidores que estará na disputa ao cargo de prefeito.




Addon de Andrade, funcionário público federal; Diretor da Escola que leva o nome do pai do prefeito "Expedito Baquil"; disputou duas eleições para prefeito obtendo votação de pouca expressividade; e disputou também eleição para vereador em pleitos passados e não obteve êxito.



. Alexandre Baquil - Bioquímico; Vereador Presidente da Câmara - biênio 2012-2013; ex-secretário de Saúde na gestão de seu tio Diringa (época em que o Programa da Rede Globo, Profissão Repórter denunciou o total descaso da saúde de Tutóia); irmão do atual Secretário de Saúde (condenado pelo TCE-MA a devolver quase 400 mil reais por irregularidade na gestão da Câmara nos anos em que foi presidente); principal nome na sucessão do prefeito Diringa.

Enfim esse é o cenário que se apresenta entre os grupos dos nomes dos pré a se lançarem nas pesquisas e precisa da  aceitação popular dentro dos bastidores.

                            
                                 











Um comentário: