terça-feira, 28 de outubro de 2014

Briga de poder depende da justiça do Maranhão no legislativo em Tutóia



Eleição antecipada tem movimentado nos últimos meses na Câmara Municipal de Tutóia, guerra de poder!



Vamos as decisões


Dia 21/05, a eleição antecipada derrubou o atual presidente da casa "Alexandre Baquil" com a votação de 7 votos da oposição e 1 voto pelo único vereador presente do dia após o presidente entender que a plenária teria que ser esvaziada.

. Segunda derrota - o Juíz da Comarca de Tutóia, Dr. Rodrigo Terças, expediu a decisão que derrubou o Edital que já havia sido revogado a eleição pelo presidente Alexandre Baquil. Com a decisão do dia 21/05, a eleição foi realizada com 8 vereadores presentes. 7 da oposição e 1 da base do governo.

Obs: No dia 21/05/2014, quando o presidente da Câmara, tentou ler a revogação da eleição, o mesmo responsável de provocar a antecipação, durante alguns minutos já iniciado resolveu esvaziar a sessão do dia, quando o clima entre alguns parlamentares havia iniciado debates e discussões.

. Terceira derrota - Recorrendo nos tramites da justiça eleitoral, para o cancelamento da eleição que procedeu-se de forma regimental e constitucional, o pedido do vereador e presidente Alexandre Baquil, foi negado. De acordo com a interpretação da justiça foi legítima o teor das duas chapas que registraram a disputa para presidência da mesa diretora dia 21/05.

. Quarta derrota - A justiça do Maranhão, TRE-MA, pela Desembargadora Enildes de Jesus Bernardes Chaves Cruz, negou o pedido de cancelamento da eleição da Câmara, de Tutóia, entendendo sua legitimidade com o ato ocorrido.

. Agora, fica no aguardo outra decisão pela corte do Maranhão, decidir até o dia 29/10/2014, se mantem ou não a decisão dos dois juízes, um da comarca de Tutóia, Dr. Rodrigo Terças, e da Desembargadora do TRE-Ma, Enildes de Jesus, a legitimidade da eleição realizada dia 21/05/2014

Um comentário: