quarta-feira, 1 de julho de 2015

Neto Pimentel resume em sua crônica o cenário político atual de Tutóia



Em um embate na câmara dos vereadores, o ex-presidente da Casa Alexandre Baquil, proferiu uma frase que talvez seja a mais indicada para definir o atual cenário político da cidade "Muita água vai rolar por baixo da ponte...".

Se compararmos o ano de 2011 com o de 2015, anos pré-eleitorais da política municipal, observamos que em 2011, a oposição já tinha um candidato em potencial, um nome de consenso pela maioria que era o senhor Chico Canavieira, diferente deste ano pré-eleitoral de 2015, que são vários os nomes pretensiosos a candidatura majoritária pela ala oposicionista.

Até no governo não existe um consenso, nem mesmo Diringa se manisfestou oficialmente, sendo perceptível agrado e desagrado com citação de nomes. A ala liderada por James Baquil, tendencia e demonstra preferência por Alexandre, e a ala mais ligada a primeira Dama, dá sinais de preferência por William, comenta-se até o nome da vereadora Maria do Carmo.

Logicamente, como disse o ex-governador de Minas Gerais, o saudoso Magalhães Pinto, "Política é como nuvem. Você olha e ela esta de um jeito. Olha de novo e ela já mudou." Logo, o que hoje é bom, amanhã poderá não ser mais. Mas, daqui a exatamente 1 ano, teremos as convenções para composição das chapas que irão disputar a prefeitura de Tutoia, e quem serão os candidatos? obviamente, só podemos afirmar que fulano ou beltrano é candidato após registro de candidatura, porém, podemos analisar alguns fatos, que dão certas indicações.

No governo, o nome escolhido por Diringa, deverá ser atendido por todos de seu grupo, nome este, que deverá ser o vereador Alexandre Baquil, caso não exista empecilhos até lá. Chico Canavieira, recentemente, deu sinais claros que não desistirá do objetivo de ser prefeito de sua terra, tendo nas mãos, a direção do PC do B, partido do Governador. Os seis vereadores de oposição, mesmo depois de consolidarem a presidência da casa legislativa, ainda não apontam para um nome que seja um consenso, já que, o atual presidente da câmara, vereador Antonio Chico demonstra vontade em ser candidato, Airton Paulo( irmão do vereador Elias) também e o vereador Binha.

Outros nomes surgem no cenário, como do Enfermeiro Romildo do Hospital, bem aceito por muitos, do empresário Wellington Matos, da presidente da Colônia de Pescadores Geisy Oliveira e do funcionário do INSS Abdon. 

São muitos os nomes, que podem dificultar principalmente para quem se opõe ao atual governo, vencê-lo em uma disputa eleitoral. Talvez, Maquiável tenha a explicação para tantos desejos e pretensiosos, na frase que diz: "Quanto mais próximo o homem estiver de um desejo, mais o deseja; e se não consegue realizá-lo, maior dor sente." Partindo daí, talvez tenhamos a explicação para muitos não quererem, pelo menos por enquanto, abster-se de vindouras candidaturas, pois só pode ser por "dor" pessoal, que alguns insistem em candidaturas que não vão emplacar no gosto popular.

Falando em popular, creio que o povo deverá ser consultado, e quem for apontado pela maioria, deveria ser o candidato, pois que decide é o povo, nunca foi e nem será em um regime democrático, dois ou três pautados em teorias filosóficas inconsistentes para o momento.

Não é difícil de prever, mas em eleição que não existe segundo turno, muitos candidatos, com a mesma característica de oposição, apenas favorecerão a vitória de quem está no poder. É preciso ouvi o povo, é necessário saber que a vontade popular é maior do que qualquer vontade familiar ou de poucos, e reconhecendo isto, é dá os primeiros passos para uma consistência política com reais possibilidades de vitória.

Pois, como bem disse Bezerra de Meneses "Separados uns dos outros serão pontos de vista." E um dos maiores empreendedores da história, Henry Ford deixou uma outra dica, que pode ser muito bem utilizada por quem almeja vencer."Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é a vitória."



Nenhum comentário:

Postar um comentário