sábado, 5 de julho de 2014

PDT fica fora da participação da chapa majoritária, nas eleições de outubro


ELEIÇÕES »

Desde o retorno do período democrático no país, de seis eleições para Governo, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) esteve presente em quatro, sempre indicando Jackson Lago. Com o falecimento de Jackson, essa é primeira eleição geral em que PDT não participa como protagonista, estando fora da majoritária. Ainda que os líderes do partido defendam que isso não representa uma fragilização da sigla no estado, reconhecem que o partido ficou órfão e trabalham na criação de novas lideranças.

O PDT recebeu a promessa de que ficaria como vice-governador do pré-candidato Flávio Dino, mas com a entrada do PSDB na chapa, a vaga foi cedida para o deputado federal Carlos Brandão (PSDB). Excluída a chance de participar da majoritária, o PDT ainda ameaçou abandonar a frente de oposição. Depois foi oferecida a primeira suplência de senador, mas também acabou não ficando com ela.

Presente no mesmo passado no Maranhão para participar de ato em apoio à candidatura de Flávio Dino o governo, o presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, acredita que isso não representa uma crise interna. “Isso representa a compreensão que tudo na política, como na vida, tem etapas. A nossa etapa é recuar um passo para avançar dez depois”, assegura Lupi.

O presidente estadual do PDT, Julião Amim, acredita que a vaga de vice foi dada ao PSDB porque o PCdoB precisa ter ao lado um partido que congregasse outros setores com que nem um dos dois partidos se relaciona. “O PDT e PCdoB estão nos mesmo campo ideológico, são partidos de esquerda. E o PCdoB foi procurar um partido que trouxesse por exemplo a classe empresarial para a chapa”, explicou Julião.

Segundo deputado federal Weverton Rocha, ainda que o PDT não esteja na majoritária, a legenda não perdeu a força. “O partido não participou da chapa majoritária em São Luís, mas elegeu três vereadores e hoje tem quatro vereadores na Câmara da capital, então, a gente mostra nossa força no parlamento. Nessa eleição a gente não está na majoritária, mas o PDT vai ter sua bancada de deputados federais e de estaduais, mostrando a nossa força e representação da sua militância”, defende.

Julião reconhece que depois da morte de Jackson Lago a agremiação passou por momentos difíceis, com divergências internas, mas que hoje essa fase começa a ser superada. E que investem na formação de novas lideranças. “Estamos trabalhando em cima da juventude do partido, fortalecendo os movimentos sociais”.

PDT nas eleições

O pedetista Jackson Lago foi candidato a governador em 1994, 2002, 2006, quando se elegeu governador, e em 2010. E nas eleições municipais de 2012, também foi a primeira vez desde 1988, que o PDT ficou fora da disputa. Tendo a frente da Prefeitura Jackson  em 1989 a 1992 e 1997 a 2002, Conceição Andrade  em 1993 a 1996, Tadeu Palácio 2002 a 2008. E Clodomir Paz disputou em 2008 a eleição. Informações Jornal Imparcial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário