quarta-feira, 23 de julho de 2014

Juiz maranhense lança livro baseado no alto índice de corrupção no legislativo brasileiro


Corrupção

: O juiz Márlon Reis iniciou seu trabalho pensando em desenvolver uma tese de doutorado na europa, mas resolveu publicizar o material colhido
: O juiz Márlon Reis iniciou seu trabalho pensando em desenvolver uma tese de doutorado na europa, mas resolveu publicizar o material colhido
A coragem de um juiz maranhense o projetou em cenário nacional, com direito a ter seus pensamentos repercutidos na revista eletrônica semanal de maior audiência no país. Conhecido por militar no Movimento de Combate à Corrupção e por ser um dos autores da Lei da Ficha Limpa, o magistrado Márlon Reis lança hoje o livro “O Nobre Deputado”, a partir das 19h, no Fórum Des. Sarney Costa, no Calhau.

Polêmica, a leitura do livro faz desbravamento de supostos esquemas de compras de votos no Brasil. Corrupção no sistema eleitoral brasileiro é a síntese da ideia central da obra, que conta, por meio de um personagem fictício, criado a partir de histórias reais, como se dá os bastidores dos pleitos no país.

De acordo com Márlon Reis, a principal motivação para escrever o livro se deu a partir da elaboração de sua tese de doutorado. “Eu vinha desenvolvendo há muitos anos a minha tese de doutorado sobre o fenômeno da compra de votos no Brasil. Eu decidi utilizar essa estratégia de investigação cientifica de ouvir pessoas que fazem parte da prática que eu estou pesquisando e para isso eu assegurei a elas a garantia do anonimato. Cheguei à conclusão que estava diante de um material fortíssimo e inédito. Vi que não poderia guardar só para mim, nem mesmo para a Universidade, que será utilizada numa tese na Europa.
 
Daí a ideia de escrever livro e levar essa informação ao maior número de pessoas, sobre como pensam e se comportam as pessoas que praticam a corrupção como forma de conquistar mandatos no Brasil”, relatou.

Márlon Reis lamentou o “modus operandi” do sistema eleitoral brasileiro e afirmou que ele está muito bloqueado pela compra de votos. “Eu cheguei à conclusão que o sistema está muito bloqueado pela compra de votos. Há pouquíssimo espaço para lideranças legítimas e autênticas em virtude de seu engajamento. Existe um nível de mercantilização da política muito alto. Ele é fruto e é estimulado pelo sistema eleitoral vigente, que é baseado em uma competição pelo dinheiro, no qual o voto é apenas uma consequência”, disse. O Imparcial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário