sexta-feira, 25 de julho de 2014

Trabalhadores rurais sem terra ocupam sede do Incra em Imperatriz

Grupo pede agilidade em processo de assentamento em Itinga do MA.
Segundo manifestantes, a espera já dura oito anos.



Trabalhadores rurais sem terra da cidade de Itinga do Maranhão estão ocupando a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que fica em Imperatriz, no sudoeste do estado, desde o início na manhã de ontem quinta-feira (24).
Eles levaram redes, barracas e mantimentos e impedem o atendimento ao público, liberando apenas a entrada de funcionários. Segundo a liderança do movimento, o grupo é formado por trabalhadores rurais que estavam acampados na Fazenda Mineiro, em Monte Alegre, a 80 km de Itinga.
A ocupação, segundo os manifestantes, continuará até que seja marcada uma reunião com o chefe do Incra. O grupo pede mais agilidade no processo de assentamento de 35 famílias de trabalhadores rurais, que já espera pela terra há oito anos.
Em dezembro do ano passado, o governo federal teria assinado decreto para a disponibilização de uma área de 1.490 hectares para a reforma agrária localizada em Itinga do Maranhão. Também teria sido feito um pré-projeto de assentamento com a demarcação de lotes para as 35 famílias.
O chefe substituto da unidade do Incra em Imperatriz, Silvio Cortez, informou, por telefone, que o processo já teria sido encaminhado para a superintendência do Incra em São Luís, que por sua vez enviará a para a diretoria do instituto em Brasília. A compra e distribuição da área, no entanto, dependeria de outros órgãos do governo federal e da Justiça e, por isso, não tem prazo definido para ser concluído. G1.Ma

Nenhum comentário:

Postar um comentário