terça-feira, 15 de julho de 2014

Especialistas garantem que o frango deve ser apreciado com tranquilidade



Saúde!


O aumento da expectativa de vida trouxe um tempero indigesto às refeições. A desconfiança de que o que vai ao prato pode afetar a longevidade. Essa insegurança faz o brasileiro, muitas vezes, trocar gato por lebre na hora de se alimentar. O Correio Braziliense/Estado de Minas ouviu veterinários, zootecnistas, engenheiros de alimentos, nutricionistas, médicos e órgãos de controle e pesquisa para explicar o impacto da carne de aves, suínos e bovinos na saúde humana.

Líder mundial na exportação de carne de frango e de boi, o Brasil segue padrões internacionais de fiscalização. Entre as regras, é proibido usar hormônios de crescimento no frango. Além de ilegal, a prática não é viável do ponto de vista econômico. “Essa história de hormônio é lenda. E não é porque a indústria é boazinha, mas porque não funcionaria”, alerta Antônio Gilberto Bertechini, PhD em nutrição e fisiologia animal.
 
Segundo o professor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), os hormônios de crescimento têm configuração semelhante à insulina e teriam que ser aplicados todos os dias nos filhotes. “Imagine fazer isso em 6 bilhões de pintinhos alojados por ano. Do ponto de vista técnico, é humanamente impossível.” Outras substâncias do tipo, os esteroidais, semelhantes à testosterona, não teriam ação nos frangos. “Ele é abatido muito jovem, ainda sem o receptor desse hormônio no organismo”, explica.

O que muda, então, no alimento produzido em larga escala ou artesanalmente? Qual o melhor frango para ser consumido: o de granja ou o caipira? Tadeu Chaves de Figueiredo, professor e pesquisador do Departamento de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), defende o consumo do primeiro. “Nem sempre o artesanal é de boa qualidade sanitária e nem sempre o fato de esse frango ser criado solto, ciscando, quer dizer que ele esteja livre de um manejo incorreto na criação”, explica o doutor em ciência animal. “O frango de granja é o certo para o consumo, pois é obtido em condições de produção e abate extremamente controladas.” Informações Jornal o Imparcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário