terça-feira, 19 de agosto de 2014

Maranhão é o 5º estado que mais consomem peixe no Brasil, diz IBGE



OMS recomenda que cada pessoa consuma 12 kg de peixe por ano.
Ventos fortes prejudicam pesca e causam alta dos preços em São Luís.

Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Maranhão é o quinto estado que mais consome peixe no Brasil.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cada pessoa deveria consumir o mínimo de 12 kg de peixe por ano. O ideal é preparar a carne cozida e não frita.
Nos supermercados, é fácil encontrar peixes cortados e tratados. A facilidade tem levado os consumidores a inserirem a carne nas refeições diárias. São várias as vantagens que a carne do peixe possui, principalmente, tratando-se do “ômega 3”, essencial para a manutenção e promoção da saúde.
“Os peixes como salmão, atum e sardinha, por exemplo, tem o ômega 3, que é um ácido graxo essencial que o nosso organismo não produz”, explica a nutricionista Daniela Slompo.
Pesca e alta de preços em São Luís
Até o mês de setembro, os fortes ventos que atingem a costa do Maranhão devem prejudicar a pesca no Estado. Isto porque a maioria das embarcações dos pescadores maranhenses é artesanal, o que torna perigosa a atividade pesqueira. Com isso, o preço do peixe vendido em São Luís acaba ficando mais caro.
Segundo os especialistas, os meses entre agosto e novembro são marcados por ventos fortes e, então, os pescadores evitam colocar as pequenas embarcações em alto mar, o que acaba encarecendo o preço do pescado.
O quilo da pescada está custando, em média, R$ 23,00, no Mercado do Peixe, na Praia Grande. Buscando um menor preço, sem comprometer a qualidade do peixe, o consumidor tem consumido, cada vez mais, o Caruaçu. “O filé dele é idêntico o da Pescada, você come e não sente nenhuma diferença”, garante consumidor Antônio Lopes. G1 Ma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário