sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Prefeito (Diringa Baquil) revoga projeto perímetro urbano no município


Comissão Gleba e Sindicato Trabalhadores Rurais reúne-se nesta sexta-feira, no distrito Barro Duro


Projeto Revogado pelo Executivo!



Desde quando a Prefeitura Municipal de Tutóia, iniciou-se uma distribuição de áreas urbanas e rurais, com expedição de Cartas de Aforamentos, cresceu nos últimos anos os problemas sociais em todo município. As limitações pertencente ao Estado Do Maranhão, Iterma-Ma, deixou nos últimos 30 anos sem ser assistido nessa região aumentando as responsabilidades do descontrole em muitas áreas já invadidas por alguns grileiros. Agora a Prefeitura Municipal, tenta consertar irregularidades herdadas por ex. Gestores de Tutóia, e desde 2009, só tem crescido o descontrole. Há meses as associações através das Glebas, acordaram para o grave problema que apresenta se prolongar por muito tempo. Agora se espera chegar a uma solução em algumas áreas onde as comunidades que habitam em seus assentamentos ainda não compreenderam qual será o final dessas limitações.


                           Mapa marco zero do perímetro urbano


Mas recentemente  um projeto aprovado na Câmara Municipal, seguiu para sanção do Prefeito Municipal, em um raio de 6 km, o que pertence ao município e o que limita o Estado. É preciso agora o Iterma, e o Poder Público, discutirem os impasses generalizados pela distribuição de áreas de assentamentos sem discutir entre "Comunidade, Prefeitura e Iterma"  Vários grupos de frente já foram formados e perderam forças só agora parece que o Prefeito Municipal, resolveu dá uma atenção pelo problema social na região.

Na reunião nesta sexta-feira(22), Prefeito Municipal(Diringa Baquil), Francisco Leonardo, Sra. Consuêlo(advogada), presidente do Sindicato dos trabalhadores  rurais(Pedro Costa), Manuél da Emater(Associação Central), Presidente do Sindicato dos Servidores Público(Elivaldo Ramos), presidente da Gleba(Chiquinho), presidente da Associação de Lagoinha e Sociedade, Secretário de Meio-Ambiente(Sr. Fábio) e sociedade civil. Sr. Manuca ex. presidente do Sindicato.

O secretário de meio-ambiente Sr. Fábio, Elivaldo Ramos, Francisco Leonardo(advogado), discutem a importância do Mapa apresentado e como ficará a divisória do perímetro urbano, após uma discussão entre Iterma, prefeitura municipal e a comissão que é formada pelos presidentes de Glebas, associações, sindicato e advogados. 

Veja que durante as imagens o Sr. Secretário, explana como ficará o projeto perímetro urbano de acordo com o mapa abaixo apresentado. Nas discussões o blog, acompanhou o prefeito municipal, suspendendo a sanção do projeto que ainda consta várias falhas em sua elaboração e ficando pra ser realizado outras reuniões com Iterma, comissão, poder público. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário